Pular para o conteúdo
Cotidiano

Vacinação em massa: cobertura variou de 105% a 73% nas cidades do estudo em MS

Enquanto cidades superam expectativa, outras têm cerca de 1 não vacinado a cada 4 moradores
Arquivo -

Com o estudo de vacinação em massa, as cidades de fronteira de Mato Grosso do Sul conseguiram doses para aplicar em toda a população. Em uma semana, o estudo conseguiu atingir a meta de 90% de pessoas vacinadas com pelo menos uma dose, mas a taxa de cobertura vacinal varia entre os municípios. Enquanto algumas cidades conseguiram vacinar toda a sua população, outras não conseguiram chegar perto da meta.

Os dados foram levantados conforme informações disponíveis no Vacinômetro da SES (Secretaria de Estado de Saúde). Os dados levam em conta a população considerada ‘vacinável’ nos municípios, com 15 anos ou mais. A cidade que lidera os índices de cobertura vacinal e teve o melhor resultado foi Ponta Porã, a 343 quilômetros de .

O infectologista da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), Julio Croda, explica que as informações serão atualizadas nesta terça-feira (13), portanto os números nos municípios podem aumentar, mas ressalta que os índices variam conforme o município. “Alguns têm cobertura de 100%, outros menor do que 90%”, comenta.

Ponta Porã conseguiu superar a previsão da vacinação e imunizou 105% da população. O dado é muito importante, considerando que é a segunda maior cidade da fronteira de Mato Grosso do Sul. Ao todo, Ponta Porã aplicou 37,3 mil vacinas da , de dose única. Com isso, a cidade tem 71,6% da população totalmente imunizada.

Outro município que se destaca é Antônio João, também com 105% de pessoas acima dos 15 anos vacinadas com pelo menos uma dose. A cidade chamou a atenção devido à alta procura de doses. Logo nos primeiros dias da imunização em massa, a população correu para se vacinar e as doses esgotaram rapidamente. 

Na terceira posição, tem 102% de vacinados em relação à população que pode ser vacinada, ou seja, acima de 15 anos conforme a estimativa do Data SUS. Com relação às pessoas imunizadas, ou seja, que tomaram as duas doses ou a vacina de dose única, o número representa 74,5%. Na quarta posição do ‘ranking’ está Mundo Novo, com 96,8% da população acima dos 15 anos com pelo menos uma dose de vacina. Para fechar o ‘top 5’, Paranhos tem 93,5% de vacinados com ao menos uma dose.

A cidade com o menor índice de cobertura, segundo o Vacinômetro, é Porto Murtinho. O município tem 73,4% de vacinados com pelo menos uma dose em relação à população vacinável. O percentual de pessoas imunizadas é ainda menor, corresponde a 45,2% da população acima dos 15 anos.

Confira a cobertura vacinal

Os dados levam em consideração a população vacinável, de 15 anos ou mais, estimada pelo Data SUS.

Vacinação em massa na fronteira

A vacina americana da Janssen é de aplicação única e foi utilizada para estudo epidemiológico conduzido pelo médico infectologista e pesquisador da Fiocruz, Júlio Croda. O estudo é realizado pelo grupo Vebra Covid da Fiocruz (capitaneado por Croda), com apoio da (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) e das universidades dos de Stanford, Yale e Miami.

Todos acima de 18 anos, que ainda não tinham sido vacinados com outros imunizantes, tiveram a oportunidade de receber dose da Janssen nas cidades de fronteira. Os pesquisadores vão monitorar o impacto da vacina em relação à imunidade coletiva e comparar os dados com outros 13 municípios similares. Também será monitorada a incidência da doença em crianças e adolescentes, que ainda não podem receber vacina.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
luiza ribeiro votada

Vereadora Luiza Ribeiro alerta para golpes usando suas fotos  

Jonathan Azevedo engata namoro com musa do Onlyfans; conheça ela

Com seis prisões, operação combate furto de energia e fraudes em Rio Brilhante

Lula sanciona Lei que reconhece fibromialgia como deficiência a partir de 2026

Notícias mais lidas agora

Condomínio é alvo de operação da PF contra grupo de tráfico de drogas em Campo Grande

Tereza e Nelsinho ouvem Riedel sobre efeito das tarifas de Trump antes de missão nos EUA

irmão de eliza samudio

Apagado da história? Irmão de Eliza Samúdio cresceu com Bruninho e hoje é bloqueado

Escolas massacre escola estadual

Episódios de violência interromperam o calendário em 12 escolas de Mato Grosso do Sul

Últimas Notícias

Cotidiano

Fumacê amplia o combate à dengue em dois bairros de Campo Grande; confira

Para garantir a eficácia do fumacê, é necessário manter as portas e janelas abertas

Política

Riedel diz que meta é erradicar a pobreza extrema em MS até 2026

Governador esteve com defensores públicos durante a abertura da 99ª Reunião Ordinária do Condege, em Campo Grande

Política

Deputado paraguaio nega acusações de suborno feitas pela viúva do jornalista Leo Veras

O deputado paraguaio Santiago Benítez (Partido Colorado) se defendeu publicamente das acusações de suborno feitas por Cinthia González, viúva do jornalista Leo Veras, assassinado há cinco anos. González alegou que Benítez tentou comprá-la para favorecer Waldemar Rivas Días, ‘o Cachorrão’, principal suspeito do crime. Benítez refuta as acusações, afirmando que se trata de uma manobra … Continued

Brasil

Mulher é presa ao se passar por PM e ostentar filhos de mentira nas redes sociais

Mulher forjou diversos documentos e número da OAB