Cotidiano

Vacinação contra Covid-19 nesta segunda-feira em Dourados tem foco em lactantes

O novo grupo a ser imunizado receberá a primeira dose da Pfizer a partir das 13h

Marcos Morandi Publicado em 07/06/2021, às 10h25

Segundo a prefeitura, mães com 30 anos ou mais terão prioridade
Segundo a prefeitura, mães com 30 anos ou mais terão prioridade - EBC/Arquivo

A Prefeitura de Dourados, através da Sems (Secretaria Municipal de Saúde) inicia nesta segunda-feira a vacinação de lactantes. A medida foi anunciada durante o final de semana e inicia às 13h.

Nesse primeiro grupo serão imunizadas as mães com 30 anos ou mais, com filhos até 2 anos (1 ano, 11 meses e 29 dias). Devido as orientações do Ministério da Saúde, a vacina aplicada será a Pfizer.

 “Como recebemos poucas doses, apenas 620, vamos iniciar com uma faixa etária, mas a idade irá avançar conforme o município receber as remessas”, explicou o secretário de saúde, Edvan Marcelo Marques.

A vacina será aplicada na UBS (Unidade Básica de Saúde) da Vila Rosa, CSU, Parque do Lago II e Parque das Nações I, enquanto houver estoque. Gestantes e puérperas com comorbidades e que tenham mais de 18 anos também podem procurar as Unidades.

Para comorbidades é obrigatória a apresentação do cartão gestante e autorização médica e para puérperas, certidão de nascimento e autorização médica. Já as lactantes devem levar a certidão de nascimento da criança e a autorização médica.

Segundo as orientações do Ministério da Saúde, após vacinadas, as lactantes são orientadas a não interromperem o aleitamento materno; as que desejarem doar o leite materno também poderão fazê-lo.

Ainda segundo a Sems, estudos realizados ao longo de 2020 até o momento, comprovam que os anticorpos presentes em mães que receberam a vacina podem ser transmitidos ao bebê, sem nenhum perigo para os recém-nascidos.

Jornal Midiamax