Pular para o conteúdo
Cotidiano

Uso de máscara e distanciamento deve continuar mesmo após vacinação, alerta SES-MS

Mesmo depois de Mato Grosso do Sul estar com a maioria da população imunizada contra a Covid-19, a recomendação é de que se mantenha o uso de máscara de proteção e o distanciamento social. Segundo a SES (Secretaria de Estado de Saúde), 3,47% dos habitantes já foram vacinados. “A manutenção do uso da máscara de […]
Arquivo -

Mesmo depois de estar com a maioria da população imunizada contra a Covid-19, a recomendação é de que se mantenha o uso de de proteção e o distanciamento social. Segundo a SES (Secretaria de Estado de Saúde), 3,47% dos habitantes já foram vacinados.

“A manutenção do uso da máscara de proteção e o distanciamento é importante, mesmo após a vacinação, tanto na primeira como na segunda dose, visto que precisamos de um quantitativo muito grande da população imunizada para que tenhamos um respiro”, frisa a gerente técnica de Imunização da SES, Ana Paula Rezende Goldfinger.

Segundo a especialista, as vacinas estimulam o sistema imunológico após entrar em contato com vírus ou bactérias inativas ou atenuadas no organismo e provocam a produção de anticorpos que evitam acometimentos mais sérios ou até mesmo a morte. Com isso, ela conclui que as vacinas são seguras.

“Os imunizantes são rigorosamente testados e avaliados até que possam ser liberados e ofertados para população, com isso, têm eficácia comprovada, prevenindo doenças e em alguns casos erradicando-as, como é o caso da poliomielite, que não existe no desde o início dos anos 90 devido às políticas de prevenção do . Portanto, não precisamos ter resistência quanto a sua eficácia”, reforça a gerente.

Quanto às reações, Ana Paula explica que após a aplicação algumas poucas pessoas podem desenvolver sintomas de reação adversa, uma vez que as vacinas são medicamentos e podem causar algum incômodo, dor, febre local ou outro sintoma. 

“Mas reforçamos que o risco de possível evento adverso e muito pequeno perto dos benéficos ofertados por uma vacina, ainda mais nos dias atuais”. Até o momento, apenas dois profissionais de saúde registraram reações graves da vacina.

A infectologista Mariana Croda, que integra o COE/MS (Centro de Operações Emergenciais), ressalta a importância do imunizante. “Nós temos anticorpos produzidos especificamente contra esse vírus, então isso já é uma técnica que usamos há muitos anos, nós temos várias vacinas semelhantes. Então não temos o que temer”.

O exemplo citado por Mariana se refere às demais vacinas já aplicadas há muitos anos. “Temos exemplos de vacinas que são seguras e que usamos há muitos anos como a Influenza, vacina do sarampo. A gente acredita que a vacina é eficaz e segura. E mais: não é somente o Brasil que vai usar essa vacina, a estratégia é que tenhamos outras variedades da vacina tanto no público, como no privado”, finaliza.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Caminhoneiro é preso com 36 Kg de cocaína e haxixe que levaria ao RJ

Disney anuncia parque temático em Abu Dhabi, o primeiro no Oriente Médio

Dólar tem leve queda com negociações entre China e EUA no radar e fecha a R$ 5,6548

Nota do Sindicato Rural de Dourados

Notícias mais lidas agora

Disputa por R$ 10 milhões: área doada para megaindústria chinesa BBCA está abandonada

onça atacou gato

Foi onça ou não? Marcas de mordida indicam predador de gato atacado em cidade de MS

Midiamax renova tecnologia de LED com painel na principal avenida de Dourados: ‘Pioneirismo’

Vista de rua de Camapuã. Prefeitura suspendeu temporariamente cobrança da taxa de coleta de lixo

Após questionamentos, Camapuã suspende cobrança da taxa de coleta de lixo

Últimas Notícias

Brasil

AGU pede bloqueio de bens de mais 14 investigados por fraude no INSS

A medida atende a pedido da Controladoria-Geral da União

Cotidiano

Paraguai está sob alerta de fortes chuvas na região de fronteira

Alta probabilidade de granizo para seis departamentos do País

Esportes

Copa do Brasil Feminina tem confrontos da primeira fase definidos

A Copa do Brasil feminina terá ao todo oito fases

Cotidiano

VÍDEO: Previsão se cumpre e Dourados registra temporal com alerta de mais chuvas

Vídeo nas redes sociais mostram árvores caídas na BR-376