A Filinto Muller em Dourados, mais conhecida como “Usina Velha”, será revitalizada com objetivo de abrir o local para visitação no pós-pandemia. Tombado como Patrimônio Histórico Municipal, o local, que já serviu de ponto de e diversão nas tardes de domingo para os douradenses, está interditado para a visitação devido às más condições de sua estrutura.

O projeto da restauração já foi aprovado pelo Ministério do no dia 4 de maio de 2021 e desde então, a SEMC (Secretaria Municipal de Cultura), a SEMDES (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico) e a SEPLAN (Secretaria Municipal de Planejamento Urbano) trabalham no desenvolvimento do projeto da obra.

A Usina Filinto Muller está localizada no fim da rua Albino Torraca próximo ao Córrego Laranja Doce. A estrutura, que faz parte do Tombamento do Patrimônio Histórico Municipal, possui uma área de 12.222,00 m². Sua construção foi iniciada em 1949, ano de sua inauguração. As suas atividades foram paralisadas em 1952 por não suportar a crescente demanda de energia da cidade, que cresceu em ritmo acelerado.

Segundo informações da SEMC, a construção da usina aconteceu em duas fases distintas, sendo que, a primeira delas foi à parte estrutural com concreto e paredes de tijolos comuns e a segunda em que foi construída a chaminé, a fornalha e a caldeira. Esse conjunto de obras e equipamentos tinha a finalidade de gerar a energia elétrica necessária à cidade naquele momento.