O projeto para combater as queimadas do Pantanal e resgate de animais silvestres em emergências ambientais, terá um investimento de R$167 milhões. A informação foi dada em visita do ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, em Corumbá nesta sexta-feira (6).
Conforme informou a Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), os recursos são oriundos do Fundo Mundial para o Meio Ambiente, no âmbito do projeto GEF-Terrestre, coordenado pelo MMA e implementado e executado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e pelo Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (FUNBIO).
Em sua visita em MS, o ministro assinou acordos de cooperação e fortalecimento de ações de prevenção e combate a incêndios no Pantanal.
Firmado com o Instituto Homem Pantaneiro (IHP), o primeiro acordo prevê a realização de aceiros, um novo sistema de monitoramento de embarcações e o impulso a pesquisas científicas sobre o impacto do fogo no Parque Nacional.
O acordo firmado com o Governo do Estado terá sua integração realizada pela PMA e compreende todo o Pantanal no estado. Por meio da cooperação entre as entidades, o objetivo fortalecer fiscalização, monitoramento, intercâmbio de informações, inteligência e educação ambiental junto a todos os envolvidos nas ações.