Pular para o conteúdo
Cotidiano

UFMS abre 780 vagas para movimentação interna e reingresso nos cursos de graduação

As inscrições vão até 8 de novembro
Arquivo -
Inscrições continuam abertas até 8 de novembro.
Inscrições continuam abertas até 8 de novembro.

A (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) abriu até 8 de novembro as inscrições para o processo seletivo de preenchimento de para movimentação interna e reingresso nos cursos de graduação. As 780 vagas ofertadas são para cursos em diferentes campus da Universidade, nas áreas de Ciências Exatas e da Terra, Engenharias, Ciências da Saúde, Ciências Agrárias, Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas e Linguística, Letras e Artes.

Os interessados em se inscrever na modalidade reingresso não podem ter matrícula regular ativa em nenhum outro curso de graduação na UFMS; não podem ter sido excluídos por desistência, jubilamento ou solicitação própria no curso em que pretendem reingressar; e não podem ter estudado no curso pretendido por meio de outro edital de reingresso.

Já os que desejarem se inscrever na modalidade movimentação interna devem prestar atenção nas três categorias disponíveis, pois cada uma possui especificidades diferentes. A categoria Classe 1 é destinada aos que estão matriculados ou com matrícula trancada em um curso com o mesmo nome do curso pretendido. A categoria Classe 2 é para os que desejam um curso de mesmo nome, porém alterar a diplomação (bacharelado ou licenciatura). Já a categoria Classe 3 é voltada para quem deseja mudar para outro curso na mesma área de conhecimento do curso em que está matriculado/com matrícula trancada.

As inscrições serão pelo site ingresso.ufms.br e a previsão de divulgação dos resultados preliminares é 16 de novembro, para início das aulas no 1º semestre de 2022, em março.

Os editais de movimentação interna e reingresso são uma estratégia para reduzir o quantitativo de vagas não preenchidas na Universidade. “As vagas ofertadas no edital de reingresso e movimentação interna são vagas deixadas por estudantes que evadiram dos cursos. Semestralmente, verificamos a quantidade de vagas e ofertamos neste edital. Por meio dele, o estudante que evadiu do curso tem a oportunidade de reingressar novamente e dar continuidade ao seu estudo. Além disso, o estudante que não se adaptou ao curso que está fazendo, tem a oportunidade de mudar para outro curso da mesma área – é claro que desde que haja vaga prevista para o curso desejado neste edital”, explica o pró-reitor de Graduação, Cristiano Costa Argemon Vieira.

O objetivo é atingir a capacidade total de cada curso. Portanto, as vagas remanescentes deste edital são destinadas para a transferência de estudantes de outras instituições de e o ingresso de estrangeiros portadores de visto de refugiado, humanitário ou reunião familiar; e de portadores de diplomas.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Portos e aeroportos terão de expor materiais informativos sobre mpox

Alcione promete fazer macumba contra Trump: ‘Larga o Alexandre de Moraes’

Confira a escala de plantonistas deste domingo nas unidades de saúde de Campo Grande

Acabou? Marina Ruy Barbosa se pronuncia sobre suposto término do noivado

Notícias mais lidas agora

MP quer firmar até setembro acordo com Patrola por dano ambiental de R$ 991 mil na MS-228

Bolsonaristas fazem buzinaço pela anistia em Campo Grande

Barrados no parque: entenda por que grupo Legendários sofreu restrições na Serra de Bodoquena

Ministro do Turismo garante hospedagem acessível para COP30 em Belém

Últimas Notícias

Brasil

É verdade que Alexandre de Moraes mostrou dedo ao ser vaiado em jogo do Corinthians?

Imagem de ministro do STF fazendo gesto obsceno tem circulado nas redes sociais

Cotidiano

Inadimplência atinge 218 mil idosos em MS e acende alerta para depressão e ansiedade

Segundo psicóloga, em casos mais graves, dívidas podem levar ao isolamento social e ao aumento do risco de suicídio

Política

Deputado lamenta morte de assessor atropelado após show no Laucídio Coelho

Assessor morreu atropelado na madrugada deste domingo ao tentar atravessar a Av. Ernesto Geisel

Polícia

Assessor de deputado morre atropelado em faixa de pedestre na Av. Ernesto Geisel

Luiz Neto era assessor do deputado estadual Roberto Hashioka