UFGD oferece minicursos para desmistificar pesquisa científica
Objetivo é ajudar quem já teve ou tem dificuldades em qualquer de TCCs às teses de doutorados
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A linguagem acadêmica, por vezes, pode ser difícil e, por isso, pouco atraente para a maioria das pessoas. Entretanto uma iniciativa da biblioteca da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados pretende desmistificar os caminhos da pesquisa científica em Mato Grosso do Sul por meio de minicursos que foram disponibilizados para toda a comunidade acadêmica.
Segundo a UFGD, em 2020, o I Ciclo de Capacitações em Pesquisa teve mais de mil inscritos e em cada minicurso contou com a presença de, em média, 200 a 300 pessoas. Inscritos de todo o Brasil participaram, incluindo alunos de graduação, professores, bibliotecários e pessoas de fora do ambiente acadêmico.
Ao final do projeto, os participantes responderam a uma pesquisa e indicaram os temas que seriam mais interessantes para uma segunda edição do evento. Assim foram definidos os temas do II Ciclo de Capacitaçoes em Pesquisa, que começa no dia 20 de abril.
O primeiro minicurso vai tratar do tema “acesso aberto”. Para os jovens acadêmicos, pode parecer muito simples a ideia de que é possível pesquisar na internet e encontrar artigos científicos de alta qualidade, nas mais diferentes áreas do conhecimento.
No entanto, o movimento de “acesso aberto” a dados científicos é um fato muito recente. Até o início dos anos 2000, a quase totalidade das publicações científicas relevantes eram restritas a pesquisadores membros de sociedades de pesquisa ou assinantes de periódicos. Ainda há muitos avanços que se impõem às plataformas de acesso aberto para publicações científicas, e é sobre isso que o Raphael Xavier, bibliotecário da Fundação Getúlio Vargas, vai falar no minicurso “Acesso Aberto”, que acontecerá no dia 20 de abril, às 15h (horário de Brasília). O segundo minicurso será no dia 29 de abril, também às 15h, com o tema “Gerenciador de referências Mendeley”, oferecendo dicas para o uso do software que edita as referências bibliográficas de acordo com as regras da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
“Já foi oferecida uma capacitação no ano passado, em parceria com a Elsevier, sobre como utilizar a ferramenta. Além de auxiliar nas referências e citações, ela também permite organizar artigos acadêmicos”, relata o coordenador de Serviços de Biblioteca da UFGD, Anderson Avila Piassarollo. A inscrição nos minicursos é gratuita e pode ser feita pelo link https://www.even3.com.br/iiccp2021/. A capacitação será totalmente a distância, transmitida pelo canal da Bibilioteca da UFGD na plataforma YouTube. Confira o restante da programação – que segue nos meses de maio e junho – nos cards a seguir.
Notícias mais lidas agora
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
- Semadur admite que constatou irregularidades em bar que virou pesadelo para moradores no Jardim dos Estados
- Dono de espetinho preso por vender carne em meio a baratas e moscas é solto com fiança de R$ 1,4 mil
Últimas Notícias
VÍDEO: Salgadeiro morre após ter motocicleta atingida por carreta na BR-163 em MS
Vítima teria dito que iria em sua casa buscar mais salgados para vender e, quando saía do posto, houve o acidente
VÍDEO: Agente de saúde parte para cima de ladrão durante roubo de celular no Aero Rancho
Ladrão foi embora sem celular roubado, sem veículo e todo rasgado
Só corre! Bazar beneficente da Breshop terá 10 mil peças de marca a partir de R$ 5
Evento ocorrerá no próximo dia 15 de dezembro, das 8h às 15h, em Campo Grande
Abraçada a pelúcia, filhote de macaco-prego recebe cuidados intensivos no CRAS após morte da mãe
Bebê chegou com ferimentos leves provocados por um choque e uma fratura exposta na mão direita
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.