Destinado ao reingresso já no próximo semestre — segundo semestre letivo de 2021, que terá início em 1º de fevereiro de 2022 —, o PSIE permite que ex-alunos de graduação que perderam o vínculo com a (Universidade Federal da Grande Dourados) nos últimos três anos — 2019, 2020 ou 2021 — retornem ao mesmo curso de origem.
 
Podem concorrer ao processo seletivo os ex-estudantes que tenham saído dos cursos mediante exclusão solicitada por si mesmos, exclusão por desistência ou exclusão por jubilação. São 1.002 para reintegração, distribuídas por todas as faculdades da UFGD (verificar no Quadro I do Edital de Abertura).
 
As inscrições devem ser efetuadas entre 17 e 21 de janeiro de 2022, por meio do envio de e-mail para a secretaria acadêmica da a que o curso está vinculado (verificar os e-mails no Quadro II do Edital de Abertura). No e-mail, o candidato deve anexar a ficha de inscrição, que está ao fim do Edital de Abertura, preenchida e assinada, e uma cópia legível do documento de identidade.
 
Nos cursos em que o número de inscritos for maior que o número de vagas ofertadas, será empregado como instrumento de classificação o Índice de Desempenho Acadêmica (IDA), que representa a média global obtida pelo aluno em todo o seu período de curso. A fórmula utilizada está demonstrada no Anexo II do Edital de Abertura.
 
Em caso de empate, será feita a análise de currículo e o resultado favorecerá o ex-aluno que tiver o menor número de componentes curriculares para a integralização do curso e o aproveitamento da maior carga horária cursada, nessa ordem.
 
Edital
 
A publicação do resultado preliminar está prevista para 25 de janeiro de 2022, no endereço eletrônico https://portal.ufgd.edu.br/pro-reitoria/prograd/reingresso. Os candidatos poderão interpor recursos nos dias 26 e 27 de janeiro (via e-mail) e no dia 28 de janeiro de 2022 será divulgado o resultado final, no mesmo endereço citado acima.
 
Os ex-alunos aprovados no PSIE terão de 1º a 4 de fevereiro de 2022 para efetuarem matrícula, enviando documentação ao e-mail da secretaria acadêmica da faculdade de referência — o mesmo para o qual enviou os documentos de inscrição.

São exigidos para a matrícula:
 
a) Documento de conclusão do Ensino Médio ou equivalente (diploma/certificado de Conclusão do Ensino Médio ou Certificado de Conclusão do EJA ou certificado de Conclusão de Educação Profissional de Nível Técnico ou equivalente). O candidato que não apresentar esse documento não realizará a matrícula;

b) Histórico Escolar do Ensino Médio;
 
c) Certidão de Nascimento ou Casamento;
 
d) Documento de identidade. No caso de candidato estrangeiro, encaminhar o Registro Nacional de Estrangeiro;
 
e) Cartão do Cadastro de Pessoa Física (CPF);
 
f) Certificado de Reservista e comprovante de que está em dia com as obrigações militares (para candidatos do sexo masculino e com mais de dezoito anos);
 
g) Título de Eleitor (obrigatório para o candidato com, no mínimo, 18 anos, e facultativo para o candidato com 16 ou 17 anos);
 
h) Certidão de quitação eleitoral (obrigatório para o candidato com, no mínimo, 18 anos, e facultativo para o candidato com 16 ou 17 anos). Obs.: não serão aceitas as cópias do Requerimento de Justificativa Eleitoral – Comprovante do Eleitor;
 
i) Uma fotografia 5×7 cm frontal e com data (2021 ou 2022).