Cotidiano

UEMS abre 84 vagas para os cursos de Ciências Sociais, Direito e Pedagogia no polo de Paranaíba

A UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) está com 84 vagas, no polo de Paranaíba, para os cursos de Ciências Sociais, Direito e Pedagogia, por meio do Processo Seletivo Permanente, para 2021. O candidato pode se inscrever gratuitamente e utilizar a nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) dos anos de 2015, […]

Ranziel Oliveira Publicado em 05/02/2021, às 16h23

Ilustrativa / campus da UEMS em Campo Grande (Foto: Edemir Rodrigues / Subcom)
Ilustrativa / campus da UEMS em Campo Grande (Foto: Edemir Rodrigues / Subcom) - Ilustrativa / campus da UEMS em Campo Grande (Foto: Edemir Rodrigues / Subcom)

A UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) está com 84 vagas, no polo de Paranaíba, para os cursos de Ciências Sociais, Direito e Pedagogia, por meio do Processo Seletivo Permanente, para 2021. O candidato pode se inscrever gratuitamente e utilizar a nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) dos anos de 2015, 2016, 2017, 2018 e/ou 2019.

São duas licenciaturas e três bacharelados: Ciências Sociais (bacharelado): 10 vagas totais, sendo seis de ampla concorrência, duas para negros, uma para indígenas e uma vaga reservada para residente em MS; Ciências Sociais (licenciatura): 14 vagas totais, sendo nove de ampla concorrência, uma para indígenas, três para negros e uma para residente em MS.

Direito (bacharelado – matutino e noturno) e Pedagogia (licenciatura) – estes três cursos com 20 vagas totais cada um, sendo 12 de ampla concorrência, dois para indígenas, quatro para negros e duas para residente em MS. Somente poderão concorrer as vagas para os regimes de cotas para negros (pretos e pardos) e indígenas candidatos que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas.

As inscrições podem ser feitas até às 23h59 do dia 24 de fevereiro de 2021 (horário oficial de MS), no endereço eletrônico https://candidato.uems.br (Plataforma de Inscrição) ou http://www.uems.br/ingresso.

Processo Seletivo Permanente 

Em 2021, a UEMS oferecerá 1.052 vagas para 54 cursos de graduação, em 14 Unidades Universitárias, por meio do Processo Seletivo Permanente. Já foram disponibilizadas 1.101 vagas por meio do Processo Seletivo Vestibular UEMS.

O candidato deverá preencher a Ficha de Inscrição especificando os dois cursos aos quais tem interesse, indicando assim a sua primeira e segunda opções de curso, não sendo possível a alteração das opções de curso após divulgação da Lista Preliminar dos Candidatos Inscritos.

ATENÇÃO: O número do CPF e o número de inscrição no ENEM usados na inscrição no Processo Seletivo serão os mesmos utilizados para a matrícula. Caso o candidato utilize o CPF ou a nota do Enem de outra pessoa para fazer a inscrição, terá a matrícula cancelada e a vaga seguirá para próxima chamada.

O candidato que tiver interesse em participar do sistema de concorrência por regime de cotas deverá fazer essa opção no ato da inscrição, não sendo possível a alteração do sistema de concorrência após divulgação da Lista Preliminar dos Candidatos Inscritos

Área de atuação

O profissional licenciado em Ciências Sociais poderá desenvolver atividades de docência; desenvolver atividades de pesquisa na área educacional; formular, acompanhar e desenvolver políticas e projetos pedagógicos na área; atuar como técnico especializado da área educacional junto ao setor público e privado.

O bacharel: desenvolver pesquisa em sua área de formação; atuar em empresas públicas e privadas, organizações da sociedade civil, entidades públicas e privadas; desenvolver assessoria, consultoria, planejamento, projetos; prestar serviços na área específica de sua formação básica; utilizar os dados resultantes de pesquisas para a melhor elaboração de políticas públicas que atendam a realidade regional e nacional; atuar nos setores de pesquisas.

O formado em Direito poderá atuar: na Carreira Jurídica: Magistratura, Ministério Público Estadual e Federal, Defensoria Pública, Procuradoria do Estado e do Município, Delegacia Civil e Federal; na Advocacia: Cível, Penal, Trabalhista, Tributária, Ambiental, Agrária, Empresarial, Previdenciária, Direito Público Administrativo e ainda as mais novas áreas que surgem: Direito Internacional, Telecomunicações, Bioética, Direito Eleitoral, Tecnologia da Informação; como docente, pesquisador e consultor.

O egresso em Pedagogia poderá trabalhar como professor da Educação Infantil ou das Séries Iniciais, como inspetor escolar, orientador e supervisor educacional, além da área do turismo educacional, empresarial, de assessoria política e psicopedagogia.

Jornal Midiamax