Na esperança de quitar as dívidas feitas durante a crise econômica do último ano, muitos consumidores têm visto o crédito como uma opção bastante vantajosa.
Mas com tudo isso é importante se atentar para que ele não se torne só mais uma dívida, quando deveria ser a solução delas. No mercado, são oferecidas diferentes modalidades que podem variar de acordo com suas taxas de juros e prazos para pagamento.
Como um ótimo exemplo temos o crédito com garantia de imóvel, que mesmo pouco conhecido já tem virado referência por seus benefícios. Conheça mais a seguir!
Mas, o que é crédito com garantia?
O crédito com garantia é um tipo de linha de crédito que se dá por uma operação chamada alienação fiduciária, onde o consumidor interessado transfere indiretamente para a instituição financeira um bem, seja um imóvel ou veículo, como garantia de que o valor contratado será pago.
Com isso, suas taxas de juros são especialmente baixas e seu prazo para pagamento é maior do que em outras modalidades, sendo uma ótima opção para aqueles que precisam de um valor de montante alto e em curto tempo.
Apesar da transferência para a instituição financeira, a posse e a propriedade do beneficiário continuam preservadas, ao contrário do que diz o mito de que a instituição quer tomar o seu bem.
Como funciona o crédito com garantia?
Para que o cliente consiga receber o dinheiro do crédito com garantia, ele precisará passar por uma entrevista onde o consultor comercial da instituição irá analisar o seu perfil e entender quais são reais necessidades, fontes de renda e outras informações.
Se aprovado, o setor de crédito avalia sua situação financeira em conjunto com outras instituições, como os birôs de crédito e o Banco Central.
A seguir, há uma análise jurídica sobre o bem que está sendo colocado como garantia para que se possa ter certeza de que ele é apropriado para a operação. Depois, é só esperar que o contrato seja emitido e assiná-lo, para então ter o crédito liberado.
Quais são as vantagens do crédito com garantia?
Taxas de juros mais baixas
As soluções de crédito tradicionais costumam ter taxas de juros mais altas. Afinal, é um grande receio das instituições financeiras que o cliente não pague o valor solicitado e fique inadimplente.
Quando existe um bem em garantia, as taxas de juros caem porque elas se sentem seguras pois irão reaver aquele valor emprestado de qualquer forma.
Maiores prazos de pagamento
A grande maioria das linhas de crédito oferecem um prazo de pagamento mais restrito para que a empresa bancária consiga reaver mais rapidamente o valor que emprestou.
Já na modalidade de crédito com garantia, como o bem já foi deixado para a instituição, é possível que sejam oferecidos maiores prazos de pagamento. Mas isso é algo que pode variar de instituição para instituição.
Sem justificativa para o uso do dinheiro
Diferentemente das demais modalidades, com o empréstimo com garantia não é preciso que o cliente diga para a instituição financeira onde o valor será gasto. Ele pode ser usado tanto para saldar as dívidas quanto para investir em uma empresa ou comprar um novo bem. É o próprio cliente quem decide.
Prestações decrescentes
As parcelas do crédito com garantia, na maioria dos casos, são decrescentes. Ou seja, começam mais caras e o valor a ser pago vai diminuindo ao longo do tempo. O objetivo é facilitar o pagamento a longo prazo, de forma que não prejudique o orçamento do cliente.
Para verificar se o valor realmente diminuiu, mesmo com as taxas de juros e outros encargos, o mais indicado é fazer uma simulação antes de fechar o contrato. Assim você pode comparar os valores das parcelas antes e depois.
A instituição não fica com o seu bem
Apesar da instituição financeira passar a ser considerada dona do bem dado como garantia, o proprietário pode utilizá-lo da forma que entender.
Essa transferência indireta dura somente até que todas as parcelas do empréstimo sejam pagas. Em alguns casos, o valor para o pagamento da parcela é descontado automaticamente da conta-corrente do crediário, o que facilita para que não ocorra a situação em que se esquece de pagar algum dos boletos.
Pode ser feito online
Algumas empresas bancárias permitem que a solicitação do empréstimo com garantia seja realizada online, além de existirem plataformas digitais especializadas nessa linha de crédito. Assim, o cliente só precisa organizar seus documentos e o bem a ser oferecido como garantia, envio para a financeira para qual deseja solicitar o crédito e aguardar a aprovação. O montante é depositado diretamente na conta do crediário.
Portabilidade de crédito
A portabilidade de crédito é quando o consumidor “vende” sua dívida de um banco para outro, quando o novo banco possui taxas mais baixas do que o antigo. Quem optou por fazer o empréstimo com garantia tem mais facilidade em conseguir realizar a portabilidade de crédito, em relação aos outros tipos de linha de crédito.