Cotidiano

Três Lagoas recebe carreta da Caixa para crédito com taxas reduzidas para produtores rurais

A ação oferece taxas a partir de 3% ao ano para clientes Pronaf

Gabriel Maymone Publicado em 22/10/2021, às 12h16

Carreta Agro da Caixa
Carreta Agro da Caixa - Divulgação

A Carreta Agro da Caixa Econômica Federal estará em Três Lagoas entre os dias 25 e 29 de outubro para atendimentos especializados, reuniões técnicas, assessoramento a produtores rurais e assinaturas de contratos. A ação oferece taxas a partir de 3,0% ao ano para clientes Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar) e taxas reduzidas para todos os segmentos de produtores pessoa física e jurídica. A unidade móvel atende, das 8h às 13h, no Sindicato Rural de Três Lagoas, no Jardim Alvorada.

O crédito de custeio Pronamp é voltado para a produção agrícola, pode custear a aquisição de insumos, sementes, fertilizantes e defensivos para culturas de algodão, alho, amendoim, arroz, café, cana-de-açúcar, cenoura, feijão, girassol, laranja, maçã, mandioca, milho, soja, sorgo, tomate, manga, trigo e uva.

Na pecuária, pode ser usado para cobrir as despesas com animais, como compra de vacinas, medicamentos e rações em bovinocultura de leite e de corte, além de aquisição de animais para recria e engorda.

O cliente pode solicitar custeio de até R$ 1,5 milhão. O prazo do custeio agrícola é de até 14 meses, a depender da cultura financiada, enquanto no custeio pecuário o prazo é de até dois anos para as operações de aquisição de animais para recria e engorda.

Pronamp

O crédito Pronamp é voltado ao médio produtor rural e pode financiar a implantação, ampliação ou modernização da infraestrutura de produção e a realização de serviços relacionados à melhoria da atividade produtiva agropecuária na propriedade, além de viabilizar a aquisição de bens ou serviços cuja utilização se estenda por vários períodos de produção. O limite de crédito é de R$ 430 mil reais, sendo o limite financiável de até 100% do valor do empreendimento.

A Caixa concede crédito para investimentos fixos e semifixos. Nos investimentos fixos, são incluídas as finalidades de construção, reforma ou ampliação de benfeitorias e instalações destinadas à produção pecuária, incluindo galpões para máquinas e criações, cercas, currais, silos e armazéns; aquisição de máquinas e equipamentos novos, incluindo estruturas de armazenagem, irrigação, tratamento de dejetos e produção de energia renovável; proteção, correção e recuperação do solo, inclusive a aquisição, transporte e aplicação dos insumos para estas finalidades; formação ou recuperação de pastagens.

Nos investimentos semifixos, são incluídas as finalidades de aquisição de matrizes e reprodutores bovinos; de matrizes e reprodutores suínos, somente para produtores integrados à agroindústria ou cooperativa; de máquinas e equipamentos novos de provável duração útil não superior a cinco anos; de implementos agrícolas, tratores, colheitadeiras e similares novos; de caminhões, com ou sem carroceria.

Os prazos para investimento fixo são de até oito anos, incluídos até dois anos de carência. No investimento semifixo, é de até seis anos, incluídos até dois anos de carência. Na aquisição de matrizes e reprodutores, é de até cinco anos, incluídos até 12 meses de carência.

Pronaf

Em continuidade à estratégia de atuar amplamente no crédito ao agronegócio, a Caixa incluiu recentemente no seu portfólio a linha de crédito custeio no âmbito do Pronaf. A linha, voltada para agricultores familiares, financia até 100% de despesas relativas ao ciclo produtivo de lavouras de café, cana-de-açúcar, milho e soja, incluindo a aquisição de insumos e pagamento de serviços.

Jornal Midiamax