Cotidiano

Treinamento de agentes comunitários em Dourados Saúde foca quebra de contágio da Covid-19

A SEMS (Secretaria Municipal de Saúde de Dourados), através do Departamento de Atenção Primária, está realizando a capacitação de agentes comunitários de saúde sobre o Programa Rastrear, do Governo do Estado, que monitora os casos de COVID-19. Segundo a Prefeitura, o objetivo é  preparar os agentes para o desenvolvimento de um trabalho que auxilie na […]

Marcos Morandi Publicado em 26/02/2021, às 07h41

Agente comunitário durante treinamento.(Foto: Leandro Silva)
Agente comunitário durante treinamento.(Foto: Leandro Silva) - Agente comunitário durante treinamento.(Foto: Leandro Silva)

A SEMS (Secretaria Municipal de Saúde de Dourados), através do Departamento de Atenção Primária, está realizando a capacitação de agentes comunitários de saúde sobre o Programa Rastrear, do Governo do Estado, que monitora os casos de COVID-19.

Segundo a Prefeitura, o objetivo é  preparar os agentes para o desenvolvimento de um trabalho que auxilie na interrupção da cadeira de transmissão e consequentemente diminuir a taxa de contágio da doença.

Com isso, os agentes passam a ter contato com os casos suspeitos ou confirmados, e também com a família. O treinamento acontece na Universidade Anhanguera e é coordenado pela enfermeira Vanina Batista de Oliveira.

O Programa Rastrear foi desenvolvido em parceria com a OPAS (Organização Pan-Americana de Saúde). Na prática, o programa permite que as secretarias de saúde tenham a localização e a identificação dos infectados. A partir dessa identificação, as equipes de saúde vão elaborar uma estratégia de monitoramento diário de aparecimento de sinais e sintomas da doença.

Jornal Midiamax