Travessia do córrego segredo onde tubo rompeu durante temporal deve ser liberado em 15 dias

Problema decorreu do volume de chuva, num curto período de tempo, na cabeceira do córrego

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Ruptura é consequência do temporal da última sexta-feira
Ruptura é consequência do temporal da última sexta-feira

Travessia sobre o córrego Segredo, na Rua Veridiana, no Bairro Estrela do Sul, onde um tubo de armco rompeu durante o temporal da última sexta-feira (15), deve ser liberado em 15 dias, segundo previsão da Sisep (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos), que há 3 dias trabalham no local.  

Segundo a prefeitura, nesta quinta-feira (21), foi feita a concretagem das bases do tubo armco que romperam e a expectativa, se as condições climáticas permitirem, é concluir o serviço e liberar a passagem de veículos. A Rua Johanesburgo é a opção de acesso para chegar na Mata do Segredo, que fica na margem esquerda do Segredo (sentido bairro).

A intervenção começou com a retirada dos galhos que desceram com a correnteza, desobstrução das bocas de lobo e o corta rio. O canal foi desviado para que as equipes trabalhem na reconstrução das bases do tubo (feito com aço galvanizado) que é fixado com concreto.

Segundo o superintendente de Serviços Públicos, Medhi Talayeh, o problema decorreu do volume de chuva, num curto período de tempo, na cabeceira do córrego Segredo. A correnteza trouxe galhos e troncos de árvores que bloquearam a passagem da água gerando uma pressão que deslocou o tubo e levou ao rompimento das cabeceiras.

Segundo o secretário Rudi Fiorese, da Sisep, a prefeitura busca recursos para a construção de barragens na direção das cabeceiras do Segredo. “Essas vão regular a vazão do córrego e assim vai evitar transbordamentos, a jusante, resultando em pontos de alagamentos ao longo da Avenida Heraclito Figueiredo [que margeia o córrego] e na altura da rotatória das avenidas Ernesto Geisel com Rachdi Neder. Também foi construído um piscinão no Conjunto Oscar Salazar, com capacidade para reter 26 milhões de litros, que ajuda a reduzir o volume de água na nascente do córrego”, disse.