O Climatempo divulgou nesta segunda-feira (15), o relatório do clima global deste mês de fevereiro. Com a chegada do fenômeno La Niña no oceano pacífico, as regiões da América do Norte e Ásia registraram o oitavo inverno mais quente dos últimos 142 anos, no hemisfério norte.

Conforme o último levantamento do National Oceanic and Atmospheric Administration, a temperatura média global da superfície terrestre e oceânica no mês foi 0,65°C acima da média do século XX. Sendo um dos fevereiros mais quentes já registrados, porém, um dos mais frios desde 2014.

Terra registra fevereiro mais quente dos últimos 142 anos, aponta relatório
(Foto: Reprodução/Climatempo)

Ainda de acordo com o relatório, o hemisfério norte teve o 14° e o hemisfério sul o 19º fevereiro mais quente da história. O calor foi notável na parte oriental do Canadá, Europa e no sul e da Ásia. Em contrapartida, os países da Península Escandinava, América do Norte e norte da Ásia apresentaram temperaturas abaixo do normal, com cerca de 3,0°C abaixo da média.

O mês de fevereiro também foi marcado pela ocorrência de fenômenos extremos na América do Norte e na Oceania, onde o frio bateu recorde. A América do Norte teve seu fevereiro mais frio desde 1994, assim como a quarta maior cobertura de neve já presenciada em um mês de fevereiro. A Oceania registrou o fevereiro mais frio desde 2012.

Em , a previsão é que o fenômeno posso ser mais rigoroso nos meses de abril e maio, aumentando a incidência de queimadas. A estação de outono começa neste sábado (20), podendo registrar passagem de massa de e baixa umidade relativa do ar

O meteorologista Natalio Abraão Filho alerta que a recomendação de novamente restringir o uso de queimadas, controlas ou não, no Estado. O prognóstico indica que no início da estação, o clima deve reduzir as características do , com pancadas de chuva isoladas nos fins de tarde, rajadas de vento e trovoadas. Com o passar das semanas, as condições de tempo mudam, começando período mais frio durante a manhã, sem chuva e maior frequência de nevoeiros.