Temperatura subindo: semana pode ter calor de 41ºC em MS, indica previsão

Massa de ar seco predomina e impede formação de chuva; há alerta para baixa umidade do ar

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
baixa umidade
(Foto: Marcos Ermínio/Midiamax)

A semana será de muito calor, mas muito mesmo. A previsão do tempo do Cemtec-MS (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) de Mato Grosso do Sul indica que a temperatura pode chegar a 41ºC em algumas regiões.

O modelo elaborado pela meteorologista, Valesca Fernandes, indica que os termômetros sobem no decorrer da semana. O ápice do calor será na quarta-feira, quando a temperatura pode chegar a 41ºC em Corumbá e 40ºC em Porto Murtinho.

Conforme a especialista, isso ocorre devido a uma atuação de massa de ar seco em todo o estado, que impedirá a formação de chuva, deixando o clima seco e com alerta para baixa umidade.

Nesta segunda-feira, as máximas já chegam aos 37ºC na região pantaneira. No Bolsão, os termômetros devem alcançar os 36ºC. Em Campo Grande, o calor será de até 33ºC, já em Dourados vai a 34ºC.

Na terça-feira, o calor aumenta e a previsão indica alta de 2ºC em cada uma das regiões citadas. Já na quarta-feira (18), o tempo esquenta ainda mais, Corumbá pode ter 41ºC e Porto Murtinho 40ºC.

No norte, Sonora poderá ter máxima de 37ºC. Em Campo Grande, os termômetros devem chegar aos 35ºC e Dourados pode ter calor de até 37ºC.

Alerta para umidade

As temperaturas seguem altas com valores acima de 30ºC, com umidade relativa baixa entre 5-35% no estado. São esperados os menores valores de umidade relativa do ar para as regiões centro-norte, leste e porção norte da região pantaneira. 

Portanto, a recomendação é ingerir bastante líquido, umidificar os ambientes e evitar exposição ao sol nos horários mais quentes e secos do dia (das 10h às 16h).

Conteúdos relacionados