Tema da redação do Enem 2021 é triste realidade em Mato Grosso do Sul; entenda
Em MS, a dificuldade do acesso à documentação pessoal leva muitas pessoas a procurarem a Defensoria Pública
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O tema da redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), realizado neste domingo (21), a “Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil”, é uma das demandas diárias em todas as comarcas da Defensoria Pública de MS.
Na prova, o assunto foi apresentado com um texto extraído da cartilha da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (Anadep) produzida para uma campanha referente à documentação na efetivação da cidadania.
Defensora pública-geral de MS, Patrícia Elias Cozzolino de Oliveira explica como a situação ocorre no Estado.
“Em Mato Grosso do Sul, a dificuldade do acesso à documentação pessoal leva muitas pessoas em situação de vulnerabilidade social ao atendimento da Defensoria Pública porque sem o registro civil a pessoa simplesmente não existe, ela não tem acesso aos demais documentos, como identidade ou CPF, e a nenhum programa social, além de não conseguir outros atendimentos importantes, como de saúde. Isso foi muito visível durante a pandemia e tornou-se uma demanda ainda mais expressiva nesse contexto de crise econômica em que muitos não conseguem pagar por esses registros”, pontua.
Um exemplo recente é o atendimento realizado na última semana com as Vans dos Direitos às moradoras e moradores da Favela Mandela, em Campo Grande, em parceria com a Cufa. Na ação organizada no Cras Estrela do Sul, 60 pessoas procuraram a Defensoria para conseguir algum documento pessoal.
Ter acesso ao registro civil é uma grande demanda, também, por parte da população indígena, que busca o atendimento do órgão realizado nas aldeias do Estado. Desde que a iniciativa das Vans dos Direitos começou, em julho deste ano, indígenas de diferentes idades solicitam ajuda na obtenção de documentos.
“Desumano de tão difícil”
A prova de redação do Enem exige dos candidatos a produção de um texto dissertativo-argumentativo. Em geral, o foco é em temas que discutem questões sociais, tecnológicas, culturais ou políticas.
Nas redes sociais, o tema “Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil” assustou os internautas que ficaram sabendo do “desafio” para quem fez a prova na tarde deste domingo. Muitos sequer conseguiram entender e interpretar o que o assunto propõe.
Dessa forma, a problemática exposta na prova, exemplicada na realidade sul-mato-grossense, pode ajudar aos que ainda saíram perdidos a entenderem um pouco do assunto da redação.
Notícias mais lidas agora
- Jeep roubado de ex-superintendente morto a pauladas e facadas é encontrado pela polícia
- Antes de assassinato, homem foi visto em cima de telhado de casa de ex-superintendente em Campo Grande
- VÍDEO: Agente de saúde reage e parte para cima de ladrão durante roubo de celular no Aero Rancho
- VÍDEO: Rua do Colúmbia ‘ganha’ cachoeira após enxurrada e moradores ficam revoltados
Últimas Notícias
Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
Delegado foi acusado de tortura e sequestro de presos
‘Firme e forte’: Lula caminha por hospital e diz que está pronto para voltar para casa
Presidente passou por cirurgias após queda
Área queimada no Pantanal em 2024 foi três vezes maior do que em 2023, aponta Cemtec
Aumento é de 220,8% em relação ao mesmo período de 2023, que registrou 505.525 hectares queimados
Fundação de Cultura de MS abre edital para selecionar artesãos para ministrar oficinas no Estado
As inscrições vão de 23 de dezembro a 21 de janeiro de 2025
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.