Teatro on-line e live abordam mulheres que se destacaram na Ciência
Será transmitida amanhã, 26, a partir das 16h no horário de MS, no canal do Clube de Astronomia Carl Sagan, a peça de teatro “Insubmissas, Mulheres na Ciência”. Após a apresentação, será realizada também uma live com o autor Oswaldo Mendes, o diretor e cenógrafo Carlos Palma e o elenco. De acordo com a sinopse […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Será transmitida amanhã, 26, a partir das 16h no horário de MS, no canal do Clube de Astronomia Carl Sagan, a peça de teatro “Insubmissas, Mulheres na Ciência”. Após a apresentação, será realizada também uma live com o autor Oswaldo Mendes, o diretor e cenógrafo Carlos Palma e o elenco.
De acordo com a sinopse da peça, uma misteriosa voz masculina insistentemente provoca Madame Curie, Bertha Lutz, Rosalind Franklin e Hipácia de Alexandria a falarem de suas vidas. Numa delicada e instigante instalação de cordas, pedras e luzes, o desnudamento de extremados conflitos vem à tona, num suspense somente rompido pela insubordinação e pela desobediência.
A produção é do Núcleo Arte Ciência no Palco da Cooperativa Paulista de Teatro e o projeto foi contemplado pela 10ª edição do Prêmio Zé Renato de Teatro para a cidade de São Paulo, da Secretaria Municipal de São Paulo.
A promoção em Mato Grosso do Sul é da Casa da Ciência e Cultura de Campo Grande, da UFMS, com o apoio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS) e da Coordenadoria de Tecnologia Educacional da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul (COTED/SITEC/SED).
A coordenadora da Casa da Ciência e Cultura de Campo Grande, professora Isabela Porto Cavalcante conta que o projeto chegou à Universidade por meio da Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciência (ABCMC), à qual a Casa é afiliada. Para a docente e pesquisadora apesar de já discutido e fomentando há bastante tempo, o tema ainda precisa de muita visibilidade. “Ainda temos muita desigualdade em relação às mulheres, em particular no campo da Ciência. É um dos espaços que as mulheres precisam ocupar em igualdade com os homens para superarmos a mazela do machismo estrutural, que é uma das questões para termos uma sociedade mais sadia”.
A professora aponta que são várias as frentes de combate, citou como exemplo ações afirmativas e lembrou de editais de pesquisa voltados especificamente às meninas e mulheres na Ciência, com o objetivo de levar as estudantes a considerarem a carreira científica. “Muitas meninas olham para a Ciência como algo que não é para elas, assim como muitas pessoas de classes menos favorecidas olham a Universidade como um espaço que não é para elas. Todas essas ações são para combatermos essas desigualdades. Essa peça em específico é para refletirmos e valorizarmos a atuação das mulheres na Ciência, as pesquisadores que são retratadas são de várias épocas e várias áreas do conhecimento”.
Mais informações sobre o evento virtual podem ser obtidas nos perfis do Clube de Astronomia Carl Sagan no Instagram e no Facebook. (Informações da asessoria)
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Projetos ‘chaves’ para 2025, reforma administrativa e LOA foram aprovadas pelos vereadores durante a semana
Vereadores de Campo Grande aprovaram orçamento de R$ 6,8 bilhões para próximo ano
Mulher é transferida para a Santa Casa de Campo Grande após ser agredida com golpes de facão no interior
Caso é investigado como tentativa de feminicídio na tarde desse sábado (14)
Um ano após assassinato de Cícero no Natal em Campo Grande, suspeita ainda não foi localizada
Crime ainda não teve respostas e MP deu prazo até final deste mês para investigação da polícia
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.