A taxa de ocupação de leitos UTI (Unidades de Terapia Intensiva) exclusivos para pacientes com covid está em 99,49% na manhã desta sexta-feira (23). O índice se mantém abaixo dos 100% pelo 2º dia seguido. O Jornal Midiamax acompanha os índices diariamente pelo painel Mais Saúde, da SES (Secretaria Estadual de Saúde).

Para dar alívio no sistema de saúde, o governo do Estado já anunciou que deverá abrir nos próximos dias mais 30 leitos UTI para pacientes com covid. Assim, o total de passará dos atruais 585 para 615. Então, o titular da SES, Geraldo Resende, já avisou que esse número é o limite de ampliação de leitos.

Em Campo Grande, a taxa de ocupação caiu nesta semana de 107% para 101% nesta sexta-feira. Logo, são 5 pacientes além da capacidade de 346 nos hospitais que atendem casos graves de covid.

No HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul) – referência do SUS para tratamento de covid em MS, todos os leitos críticos estão ocupados. Além disso, outros 12 pacientes estão em pontos extras instalados na área vermelha do hospital.

Em Dourados, a ocupação de leitos para pacientes em estado grave com covid caiu de 94,67% na terça-feira para 90% nesta sexta. Isso significa que restam apenas 7 vagas em UTI.

Após semanas com superlotação, a rede hospitalar de Três Lagoas chegou a ficar com ocupação em 95%, mas subiu nesta sexta para 97%. Corumbá, que chegou a registrar ocupação de 70%, voltou a ter ocupação de 100% novamente nesta sexta. Naviraí e Sidrolândia estão sem vagas para casos graves de covid.'