A Polícia Militar Ambiental resgatou na segunda-feira (10), em Coxim, a 253 quilômetros de Campo Grande, um filhote de tamanduá-bandeira que estava agarrado às costas da mãe, que morreu atropelada na rodovia BR-359, na região do distrito de Silviolândia. 

De acordo com a PMA, no dorso é a forma que o tamanduá carrega seus filhotes e, por isso, talvez o pequeno animal tenha escapado. “Deve ter ‘voado’ com o impacto do veículo na mãe”, explicou a polícia em nota. 

O filhote não apresentava ferimentos, foi alimentado,  hidratado e será encaminhado ao Cras (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres), na Capital, para a possível reintrodução na natureza. Os policiais resgataram há um mês, em Bonito, outro filhote de tamanduá-bandeira à margem da rodovia MS 382, nas mesmas condições, a 20 km de Bonito. 

“A PMA orienta às pessoas, que não existe crime ao atropelar um animal sem intenção. No caso, o procedimento correto é parar o veículo em local seguro e com segurança e verificar se o animal está morto. Se não estiver, efetue o socorro, porque toda vida tem um sentido e vale a pena. Se ele estiver morto e estiver na pista de rolamento, o retire com segurança para o acostamento”, pontua a polícia