A Sesdes (Secretaria Especial de Segurança e Defesa Social) divulgou neste sábado (13) o balanço da operação do Carnaval 2021, que tem o objetivo de fiscalizar comércios e o toque de recolher, em cumprimento do decreto 14.629 de 11 de fevereiro de 2021.

Ao todo, 15 denúncias foram atendidas e foram emitidos 2 autos de infração para os estabelecimentos Los Cervejeiros , no bairro Pioneiros, e Belga Beer Conveniência na região do Vila planalto.

Fora o auto de infração, o comércio Los Cervejeiros Tabacaria também foi interdito e uma festa como mais de 200 pessoas foi dispersada.

A ação conjunta foi executada em parceira com a Visa (Vigilância Sanitária),  Semadur (Secretaria Municipal de e Desenvolvimento Urbano), Agetran ( Agência Municipal de Transporte e Trânsito), GCM (Guarda Civil Metropolitana), e Polícia Militar.

Guarda Civil Metropolitana

A esteve nas sete regiões da cidade, ao todo,  40 estabelecimentos comerciais foram fiscalizados pelas equipes e  220 pessoas foram abordadas e orientadas a retornarem e permanecerem em suas residências.

A GCM também participou da operação lei seca em conjunto com o Detran (Departamento de Trânsito de  Mato Grosso do Sul), AGETRAN (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), Choque e Polícia Militar de Trânsito.

Foram realizados 178 testes do bafômetro. Além disso diversas infrações de trânsito foram registradas , entre elas:  11  Recusas de teste do etilômetro, 03 sob dirigir com influência de álcool, 07 sob dirigir veículo sem possuir CNH, 02 por permitir condução sem CNH, 03 por não portar CNH, 04 por conduzir Veículo não licenciado, 02 por equipamento obrigado inoperante, 01 por lacre rompido, 02 por alteração de características e uma por desobedecer ordens.

Um crime por desacato foi registrado, 8 motos foram recolhidas e 4 carros.  Foram feitas 195 ligações para o 153 e 106 denúncias de descumprimento do decreto. O número de BOs ficou em 5.

Tabacaria é interditada e festa com 200 pessoas é dispersada em operação conjunta de Carnaval
Após intervenção das forças de segurança (Foto: Divulgação / GCM)