Pular para o conteúdo
Cotidiano

Pós-covid também requer cuidados; saiba onde procurar ajuda em Campo Grande

Muitos pacientes curados da doença relatam sequelas, que podem ser tratadas
Arquivo -

Pacientes que tiveram sintomas moderados e graves da covid, e venceram a doença, podem procurar por atendimento gratuito em pelo SUS. São dois serviços disponíveis para esses casos: o CER/APAE (Centro de Reabilitação em parceria com a APAE) e a UERD (Unidade Especializada em Reabilitação e Diagnóstico).

A maioria das complicações envolvem problemas respiratórios ou motores, como fraqueza e falta de ar. O acompanhamento é feito por uma equipe multidisciplinar composta por profissionais da área de fisioterapia, educação física, e nutrição. A indicação é para pacientes que apresentam cansaço ou falta de ar para conseguir fazer atividades que eram realizadas rotineiramente antes da e fadiga, fraqueza muscular ou respiratória, principalmente quando afetar o desempenho das atividades de vida diária ou laborais.

Conforme o município, ambos os serviços atenderam, juntos, 734 pacientes em Campo Grande. O mais antigo deles é o da APAE, que foi inaugurado em setembro do ano passado e já acompanhou 300 pacientes que tiveram complicações provocadas pela covid. Foram realizados mais de 10 mil procedimentos no período, entre consultas com especialistas, fisioterapia, entre outros.

Já a UERD é gerida exclusivamente pelo município e já atendeu 434 pessoas desde janeiro deste ano, quando foi inaugurada. Para ter acesso à reabilitação, o paciente precisa de um encaminhamento feito pela unidade básica de saúde, acompanhado de atestado de liberação para realização de atividade física. O paciente passará por uma avaliação global com a equipe multidisciplinar e, a partir de então, será traçado o programa de tratamento do mesmo, podendo ser de frequência de duas a três vezes por semana.

O atendimento é feito somente por agendamento na Uerd (Unidade Especializada em Reabilitação e Diagnóstico), localizada na Rua Mal. Hermes, 842, Vila Almeida.

Em nota, a prefeitura informa que “ambos os serviços são regulados pelo município, ou seja, os pacientes entram em uma ‘fila’ e são encaminhados para o atendimento mais adequado”.

Quando é preciso procurar ajuda?

O pneumologista Ronaldo Perches Queiroz já atendeu mais de mil pacientes no tratamento da síndrome pós-covid em e explica que têm sido comuns casos de pacientes que apresentam queixas mesmo depois de serem curados do coronavírus. “Os trabalhos internacionais indicam que de 40 a 60% dos pacientes que tiveram a covid resolvida, nos quadros leves e moderados, apresentam sintomas. Esses sintomas configuram a síndrome pós-covid”, explica.

A orientação para pacientes que se recuperaram do coronavírus é procurar o médico para fazer um check-up.

O pneumologista afirma que a inflamação pulmonar causada pelo coronavírus pode durar até 90 dias. Porém, há chances de que o paciente tenha sequelas pelo resto da vida. Isso acontece porque a inflamação pulmonar pode evoluir para fibrose. “Pacientes que tiveram comprometimento pulmonar podem evoluir com fibrose, tendo lesão irreversível, com queda da sua capacidade respiratória até o fim da vida. Existem vários tratamentos multidisciplinares e medicamentos que vão ajudar o paciente que venceu a covid também vença essas complicações pulmonares”, conclui Ronaldo Perches.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Vai sair? Confira as interdições deste fim de semana em Campo Grande

Vem aí? Britney Spears é cotada para megashow gratuito em Copacabana

Carreta carregada com carne tomba no trevo de anel viário em Nova Andradina

Liderada por sul-mato-grossenses: entenda papel da comissão que pode reverter ‘tarifaço’ de Trump

Notícias mais lidas agora

Maracaju diz que indústria chinesa ‘abandonou’ crédito de R$ 1,4 milhão em ISSQN

‘Fruta do momento’: sítio na Capital produz morango há mais de 2 anos em cultivo orgânico

VÍDEO: Colisão que terminou com morte teve moto arrastada por ambulância em rodovia

Ataques israelenses matam pelo menos 25 palestinos que buscavam ajuda em Gaza

Últimas Notícias

Política

Bolsonaristas manifestam em Campo Grande e Dourados contra Moraes e Lula

Enquanto na Capital faixas marcam cruzamento de avenidas, em Dourados vice-prefeita adesiva carros

MidiaMAIS

VÍDEO: Mistérios cercam hotel desativado que ganhou fama de mal-assombrado em Dourados

Hotel foi desativado nos anos 2000 e hoje parece até cenário de filme de terror

Transparência

Por R$ 2,5 milhões, Miranda terá nova creche e escola em 2026

Empresa J. C. B. Miranda LTDA será a responsável pela obra

Cotidiano

“Se cair, mata alguém”: moradores da Capital temem queda de árvore em chamas

Árvore de grande porte começou a pegar fogo há cerca de uma semana e permanece queimando