Sua cidade ‘encolheu’? Saiba quais são os 13 municípios de MS que perderam habitantes, segundo o IBGE

Dados são referência para repasses como o Fundo de Participação dos Municípios

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Novo Horizonte do Sul vem perdendo habitantes ao longo dos últimos anos
Novo Horizonte do Sul vem perdendo habitantes ao longo dos últimos anos

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou nesta semana as estimativas de habitantes nos municípios brasileiros. Apesar de a maioria seguir a tendência de crescimento, 13 das 79 cidades de Mato Grosso do Sul ‘encolheram’ de 2020 para 2021.

Conforme o levantamento, os municípios que perderam habitantes em MS são:

  • Novo Horizonte do Sul (-128)
  • Guia Lopes da Laguna (-70)
  • Nioaque (-68)
  • Pedro Gomes (-53)
  • Bodoquena (-36)
  • Rio Negro (-35)
  • Inocência (-22)
  • Sete Quedas (-20)
  • Brasilândia (-18)
  • Camapuã (-18)
  • Fátima do Sul (-18)
  • Glória de Dourados (-16)
  • Jateí (-6)

Dessa forma, Novo Horizonte do Sul perdeu uma posição no ranking por população das cidades de MS e ocupa o penúltimo lugar, ou seja, é a segunda menor cidade do Estado em relação aos habitantes.

A cidade localizada no sul do Estado sofre com a evasão de munícipes por dois anos seguidos, segundo o IBGE. De 2019 para 2020, o município já havia perdido 130 moradores. 

Então, em dois anos, são 258 pessoas a menos. A população de Novo Horizonte do Sul era de 3.814 e caiu para 3.556 em 2021, quando passou a ser a 2ª menos populosa do Estado. Em 2017, eram 4.017 moradores.

Município contesta

O prefeito de Novo Horizonte do Sul, Guga (PSDB), limitou-se a dizer ao Jornal Midiamax que “os números não condizem com a realidade do município” e que a procuradoria já estaria preparando uma contestação junto ao IBGE para revisar os dados.

O cálculo do IBGE impacta diretamente os municípios, principalmente os menores, uma vez que os repasses federais como o FPM (Fundo de Participação dos Municípios) e estaduais são baseados conforme a população.

Então, a partir dessas novas estimativas, Novo Horizonte do Sul deverá receber uma fatia menor desses recursos, que estão entre as maiores fontes de receita dessas cidades.

Como é o cálculo do IBGE?

Conforme o IBGE, a metodologia adotada para estimar os contingentes populacionais dos municípios brasileiros baseia-se na relação da tendência de crescimento populacional do município. 

“As estimativas de população publicadas anualmente são calculadas aplicando-se o método matemático desenvolvido, em 1972, por João Lira Madeira e Celso Cardoso da Silva Simões, denominado AiBi. Esse método utiliza como insumos básicos as populações obtidas das Projeções da População para o Brasil e as Unidades da Federação mais recentes, bem como o crescimento populacional de cada Município na última década, delineado pelas respectivas populações recenseadas nos dois últimos Censos Demográficos realizados. Essas populações recenseadas, que servem de base para o cálculo da tendência de crescimento populacional dos Municípios, podem ser ajustadas em consonância com os ajustes da população adotados nas Projeções da População para o Brasil e as Unidades da Federação”, explica o IBGE.

 

Conteúdos relacionados

curso enem