Cotidiano

Sua cidade ‘encolheu’? Saiba quais são os 13 municípios de MS que perderam habitantes, segundo o IBGE

Dados são referência para repasses como o Fundo de Participação dos Municípios

Gabriel Maymone Publicado em 05/09/2021, às 08h48

Novo Horizonte do Sul vem perdendo habitantes ao longo dos últimos anos
Novo Horizonte do Sul vem perdendo habitantes ao longo dos últimos anos - Divulgação

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou nesta semana as estimativas de habitantes nos municípios brasileiros. Apesar de a maioria seguir a tendência de crescimento, 13 das 79 cidades de Mato Grosso do Sul 'encolheram' de 2020 para 2021.

Conforme o levantamento, os municípios que perderam habitantes em MS são:

  • Novo Horizonte do Sul (-128)
  • Guia Lopes da Laguna (-70)
  • Nioaque (-68)
  • Pedro Gomes (-53)
  • Bodoquena (-36)
  • Rio Negro (-35)
  • Inocência (-22)
  • Sete Quedas (-20)
  • Brasilândia (-18)
  • Camapuã (-18)
  • Fátima do Sul (-18)
  • Glória de Dourados (-16)
  • Jateí (-6)

Dessa forma, Novo Horizonte do Sul perdeu uma posição no ranking por população das cidades de MS e ocupa o penúltimo lugar, ou seja, é a segunda menor cidade do Estado em relação aos habitantes.

A cidade localizada no sul do Estado sofre com a evasão de munícipes por dois anos seguidos, segundo o IBGE. De 2019 para 2020, o município já havia perdido 130 moradores. 

Então, em dois anos, são 258 pessoas a menos. A população de Novo Horizonte do Sul era de 3.814 e caiu para 3.556 em 2021, quando passou a ser a 2ª menos populosa do Estado. Em 2017, eram 4.017 moradores.

Município contesta

O prefeito de Novo Horizonte do Sul, Guga (PSDB), limitou-se a dizer ao Jornal Midiamax que "os números não condizem com a realidade do município" e que a procuradoria já estaria preparando uma contestação junto ao IBGE para revisar os dados.

O cálculo do IBGE impacta diretamente os municípios, principalmente os menores, uma vez que os repasses federais como o FPM (Fundo de Participação dos Municípios) e estaduais são baseados conforme a população.

Então, a partir dessas novas estimativas, Novo Horizonte do Sul deverá receber uma fatia menor desses recursos, que estão entre as maiores fontes de receita dessas cidades.

Como é o cálculo do IBGE?

Conforme o IBGE, a metodologia adotada para estimar os contingentes populacionais dos municípios brasileiros baseia-se na relação da tendência de crescimento populacional do município. 

"As estimativas de população publicadas anualmente são calculadas aplicando-se o método matemático desenvolvido, em 1972, por João Lira Madeira e Celso Cardoso da Silva Simões, denominado AiBi. Esse método utiliza como insumos básicos as populações obtidas das Projeções da População para o Brasil e as Unidades da Federação mais recentes, bem como o crescimento populacional de cada Município na última década, delineado pelas respectivas populações recenseadas nos dois últimos Censos Demográficos realizados. Essas populações recenseadas, que servem de base para o cálculo da tendência de crescimento populacional dos Municípios, podem ser ajustadas em consonância com os ajustes da população adotados nas Projeções da População para o Brasil e as Unidades da Federação", explica o IBGE.

Jornal Midiamax