Cotidiano

Sonhando com a vacina? Site calcula estimativa de imunização contra coronavírus em MS

Site utiliza informações como idade e estado para fazer ‘previsão’

Mylena Rocha Publicado em 10/04/2021, às 14h58

Site virou sucesso nas redes sociais e estima data de vacinação para qualquer pessoa.
Site virou sucesso nas redes sociais e estima data de vacinação para qualquer pessoa. - Reprodução

Depois de mais de um ano de pandemia, a vacina contra o coronavírus se tornou o sonho de quase todo brasileiro. Mas, afinal, quando ela chega? Com as doses enviadas pelo Ministério da Saúde, a campanha tem andado a passos lentos mesmo em Mato Grosso do Sul, um dos estados que mais imunizou no país. Ainda não é possível dizer quando todos serão vacinados, mas um site disponibilizou estimativa para a imunização da população de acordo com a idade e o estado.

O site ‘Quando vou ser vacinado?’ dá uma ‘previsão’ em meses e dias para a vacinação.  Dados como a idade, estado e se a pessoa faz parte de algum grupo prioritário podem influenciar, por isso estas informações devem ser respondidas. O site é gratuito e virou um sucesso nas redes sociais. 

Vale ressaltar que o cálculo não é oficial e o site foi criado por um grupo de voluntários, que analisam os dados sobre a pandemia. O cálculo é feito pela média dos últimos 7 dias de vacinação em cada estado. Os grupos prioritários seguem o que foi definido no PNI (Plano Nacional de Imunização), mas pode haver mudança com a alteração ou priorização por governos estaduais e municipais.

Para calcular a estimativa, a plataforma utiliza a projeção da população brasileira e o recorte dos estados por idade são dados disponibilizados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). 

Para ter uma ideia, um sul-mato-grossense de 30 anos que não faz parte de nenhum grupo prioritário pode ser imunizado daqui a 3 meses e 27 dias, conforme o site. A plataforma leva em consideração o ritmo de vacinação em Mato Grosso do Sul. 

Vacinação em MS

Dados do vacinômetro apontam que 13,92% da população de MS já tomou pelo menos a primeira dose. Se considerarmos imunizados aqueles que tomaram as duas doses, o número representa 4,89% da população no Estado. 

Mato Grosso do Sul já aplicou 528.598 doses de vacina contra o coronavírus. A cidade líder em vacinação em MS é Antônio João, a 402 km de Campo Grande, que já aplicou 109,14% das doses destinadas à D1 (primeira dose) recebidas. Já a Capital aplicou 95,85% das doses enviadas pelo Ministério da Saúde para D1. 

Jornal Midiamax