Sob alerta da Saúde de variante da Índia, MS faz testagem nos municípios
Com estados da região Sul em alerta, MS recebeu orientação do Ministério da Saúde sobre monitoramento dos casos
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A nova variante do coronavírus de origem indiana tem causado preocupação e Mato Grosso do Sul já informou aos municípios sobre o risco e mantém a testagem nas cidades de fronteira. O Estado recebeu orientações do Ministério da Saúde sobre o monitoramento da nova cepa. Com casos da nova variante já identificados na Argentina, estados da região Sul do país estão em alerta.
A secretária Crhistinne Maymone comentou durante a live de segunda-feira (17) sobre o risco da nova variante nos países vizinhos. Ela reforçou a importância de manter as medidas de segurança, como distanciamento social e uso de máscaras para evitar o colapso na saúde pública do Mato Grosso do Sul.
A variante B.1.617 foi identificada na Índia e é considerada preocupante pela OMS (Organização Mundial de Saúde). As chamadas ‘variantes de preocupação’ têm mais capacidade para contágio, se manifestam de forma mais grave, levando a internações e mortes, e são mais resistentes a tratamentos e vacinas.
A SES informou ao Jornal Midiamax que recebeu orientações do CIEVS (Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde) sobre o monitoramento da nova cepa. A secretaria reforçou a importância das ações de distanciamento social para prevenção ao coronavírus.
“A Secretaria de Estado de Saúde encaminhou aos municípios comunicado em relação à nova variante. Mato Grosso do Sul mantém o sequenciamento genômico das variantes do covid-19”, disse em nota.
Conforme informou a SES, o Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde) enviou um ofício ao Ministério da Saúde para fortalecer ações contra as novas variantes da covid-19. Entre as ações, o Conselho propôs rigor na vigilância sanitária de portos, aeroportos e fronteiras, assim como a exigência obrigatória de quarentena de 14 dias para os passageiros oriundos de países com alta prevalência de variantes de atenção do coronavírus.
A secretaria explica que tem realizado teste de antígeno nos municípios de fronteira para agilizar a detecção de pessoas infectadas e dar maior agilidade nas ações de prevenção e controle.
“O Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde divulgou em 14 de maio um comunicado sobre a confirmação de dois casos na Argentina de casos de Covid-19 com a variante indiana do coronavírus. O informe de risco, que foi encaminhado aos três Estados da Região Sul que fazem fronteira com a Argentina, busca reforçar o monitoramento de possíveis mudanças no perfil de casos nesses locais”, informou a SES.
Notícias mais lidas agora
- VÍDEO: Honda Civic invade calçada e bate em poste na Avenida Bandeirantes
- Ação contra roubo de cargas prende um no Jardim Aeroporto em Campo Grande
- Lula ficará com dreno na cabeça e na UTI do Sírio Libanês após cirurgia de emergência
- Motociclista bêbada é presa na MS-316 e diz que estava a caminho de entrevista de emprego
Últimas Notícias
Câmeras corporais de São Paulo não atendem especificação do STF
A análise de Edler cita a possibilidade de se fazerem aditivos ao contrato
Operário e Costa Rica disputam final do Estadual Feminino no próximo sábado
Final do Estadual Feminino no próximo sábado (14) no Estádio Jacques da Luz
Vendas de veículos financiados crescem 12,4% em novembro
No acumulado do ano até novembro, as vendas financiadas de veículos somaram 6,5 milhões de unidades
Assembleia homenageia descendentes italianos de MS
Em dia 3 de janeiro de 1874, 388 italianos embarcaram no navio La Sofia
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.