Cotidiano

Sisu: Matrículas nas instituições de MS terminam nesta sexta; veja como se inscrever

Foram 1.865 selecionados para a UFGD e IFMS

Gabriel Neves Publicado em 23/04/2021, às 07h33

UFGD ainda não possui datas para matriculas dos alunos selecionados através do Sisu.
UFGD ainda não possui datas para matriculas dos alunos selecionados através do Sisu. - (Foto: Reprodução)

Nesta sexta-feira (23) se encerra o período de matrícula ou registro acadêmico nas instituições de ensino superior para os selecionados na chamada única do Sisu (Sistema de Seleção Unificada).

Em Mato Grosso do Sul, foram 1.865 selecionados para a UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) e IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul).

A lista dos selecionados pode ser conferida diretamente no portal do Sisu. Na IFMS foram 936 selecionados para as mil vagas ofertadas em 16 cursos, já na UFGD foram ofertadas 929 vagas em 35 cursos.

Hoje também é o último dia para os não selecionados na chamada única participarem da lista de espera. Para isso, basta acessar a página do sistema, entrar no boletim individual e confirmar o interesse em participar da lista de espera, para a primeira ou para a segunda opção de curso indicada na inscrição, e aguardar a emissão da mensagem de confirmação.

Como me matricular no IFMS

Para os selecionados no IFMS, os candidatos selecionados possuem até a sexta-feira (23) para realizarem as inquirições, que devem ser feitas de forma online por meio do Sistema de Matrículas.

São necessários os seguintes documentos digitalizados:

  • Requerimento de matrícula devidamente preenchido e assinado pelo candidato, no qual deverá constar, obrigatoriamente, o número do CPF do candidato;
  • Carteira de Identidade (RG) ou outro documento oficial de identificação com foto;
  • Documento que comprove estar em dia com o Serviço Militar, para os brasileiros entre 19 e 45 anos de idade completos ou a serem completados até 31 de dezembro do ano corrente;
  • Uma foto 3x4 recente;
  • Comprovante de preenchimento do Questionário Socioeconômico;
  • Certificado de conclusão do ensino médio ou curso equivalente, ou certificado de conclusão com base nas notas do Enem ou Certificado do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), para candidatos da ampla concorrência;
  • Histórico escolar e certificado de conclusão do ensino médio ou curso equivalente, ou certificado de conclusão com base nas notas do Enem ou Certificado do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), para candidatos cotistas;
  • Documentos comprobatórios, conforme Anexo I, para beneficiários de cota com renda menor ou igual a um salário-mínimo e meia per capita;
  • Comprovante de endereço, ou declaração de residência, para os beneficiários da cota local – bônus;
  • Formulário para Entrega de Laudo Médico para aqueles que optaram por concorrer às vagas destinadas a pessoas com deficiência.

A convocação para banca de heteroidentificação dos candidatos que se autodeclararam pretos e pardos será feita também no sábado, 17. A verificação será on-line nos dias 19 e 20 de abril.

Os convocados deverão apresentar os seguintes documentos:

  • Autodeclaração de preto e pardo, preenchida e assinada, disponível na Central de Seleção;
  • Fotografia frontal, tirada a um metro e meio de distância do candidato, que deve estar sentado com as mãos abertas sobre os joelhos, sem maquiagem, óculos escuros, chapéu, boné ou gorro, ou ainda filtros de edição. O ambiente precisa estar bem iluminado e com o fundo branco. A foto deve ser salva no formato JPEG.

O envio da documentação deverá ser feito por meio do Sistema de Matrículas do IFMS. Neste caso também, as instruções detalhadas estão previstas para serem publicadas junto com a convocação.

Já os candidatos beneficiários da ação afirmativa (cotas) para a pessoa indígena deverão apresentar o Rani (Registro Administrativo de Nascimento indígena); certidão de nascimento indígena ou declaração de pertencimento à etnia assinada por uma liderança indígena da respectiva etnia.

Os documentos poderão ser enviados pelo e-mail selecao.graduacao@ifms.edu.br, com o assunto “Verificação de Autodeclaração”.

Matrículas na UFGD

Apesar do cronograma divulgado pelo MEC, a UFGD ainda não abriu as matriculas para os selecionados através do Sisu.

Em nota a universidade disse que “a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação da UFGD informa que ainda não há previsão da publicação de edital de convocações para matrículas do Processo Seletivo SiSU - SiSU/2021-1 e um novo cronograma de chamadas deverá ser publicado em breve”.

Jornal Midiamax