A UFGD ( Federal da Grande Dourados) é parceira na realização do II Simpósio sobre Defesa Nacional, Fronteiras e Migrações: estudos sobre ajuda humanitária e segurança integrada, no dia 24 de setembro, em ambiente virtual. O simpósio é uma iniciativa do projeto “Defesa Nacional, Fronteiras e Migrações: estudos sobre ajuda humanitária e segurança integrada”.

As inscrições podem ser feitas por meio deste site e o link da transmissão será divulgado nos próximos dias para aqueles que completarem a inscrição.

Para pensar sobre a ajuda humanitária, o evento vai debater as oportunidades e os desafios advindos do fluxo migratório de venezuelanos e da atuação da Operação Acolhida, no estado de Roraima, na região Norte.

Já para o debate sobre a segurança integrada, serão tratados o ordenamento fronteiriço e os desafios da atuação interagências.

O II Simpósio é uma realização de pesquisadores da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (RJ), Universidade Federal do (AM), Universidade Federal da Grande Dourados (MS), Universidade Federal de Roraima (RR), Universidade Estadual de Roraima (RR), Universidade Salgado de Oliveira (RJ) e do Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social de Fronteiras (IDESF).

Projeto Acolhida, que será debatido no simpósio, conta com suporte de diversas entidades. Foto: Reprodução/GovernoFederal

 

Confira a programação completa do evento:

Painel 1: Desafios da Segurança Integrada de Fronteiras

8h às 12h (horário MS)

Palestrantes:

– Luciano Barros, Presidente do Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social de Fronteiras (IDESF).

– TC Vanderson Mota de Almeida, Oficial de Operações da 1ª Brigada de Infantaria de Selva.

– Paulo Sergio Jaeger, Delegado da Polícia Federal

– Mediador: Prof. Dr. Fernando da Silva Rodrigues (CIEEx/UNIVERSO)

Serão abordadas questões relacionadas aos ordenamentos fronteiriços e os desafios da atuação interagências.

Painel 2: Ajuda humanitária

13h às 16h (horário MS)

Palestrantes:

– César Augusto da Silva, Professor da Universidade Federal do (UFMS).

– Cel responsável pela Interiorização da Operação Acolhida (EB)

– Dra Thais Menezes, Oficial de Relações Institucionais do ACNUR

– Mediador: Prof. Dr. João Carlos Jarochinski Silva (UFRR)

Debate sobre as oportunidades e desafios advindos do fluxo migratório de venezuelanos e da atuação em Roraima da Operação Acolhida.