Um dos costumes de muitos campo-grandenses é acordar cedo e varrer a calçada. O problema é que a não se limita a folhas e poeira, mas se estende a lixo, que é jogado pela população ou vindo de animais de rua que reviram os sacos com resíduos dispensados pelos moradores.

A reclamação de muitos cidadãos é que não há serviço de nos bairros. “O problema é que em bairros mais simples não há limpeza de rua. Preciso todas as manhãs limpar a calçada, porque o povo joga tudo no chão”, reclamou uma moradora no Taveirópolis.

Outro morador, que também não quis se identificar, reclama que o serviço de varrição só é visto na região central da cidade. “Só vejo limpeza de rua no Centro, e os bairros, como que fica?”, questionou.

Conforme a Solurb, o serviço de varrição é feito em locais públicos, sendo em ruas, avenidas, praças, parques, canteiros estando dentro de uma área delimitada pela prefeitura.

Por outro lado, a prefeitura informou que o perímetro da varrição executado pela Solurb foi definido no contrato de concessão, contemplando áreas de maior adensamento comercial e espaços públicos geradores de resíduos.

Assim, conforme o mapa abaixo, são apenas os locais destacados que recebem o serviço de varrição. Na região destacada em vermelho, a varrição é feita todas as noites, de segunda à sábado. Já na área em amarelo, é feita 2 vezes por semana, no período da manhã. Já nas área em azul, que fica no entorno do Centro, a varrição é feita 1 vez a cada 15 dias.

Seu bairro é sujo? Saiba por que o serviço de varrição não chega em toda a cidade

Conforme o site da transparência da prefeitura, em 2020, a Solurb recebeu R$ 105 milhões.