Pular para o conteúdo
Cotidiano

Semana de Ciência e Tecnologia da UEMS começa nesta segunda e vai até dia 08

13 palestras on-line, transmitidas pelo canal oficial da UEMS
Arquivo -
Reprodução
Reprodução

As atividades da Semana de Ciência e Tecnologia da Estadual de (UEMS), ocorrerão de 04 a 08 de outubro, com 13 palestras on-line, transmitidas pelo canal oficial da UEMS no Youtube, com emissão de certificado para os participantes inscritos.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por meio do link: https://www.even3.com.br/sctuems2021/. Atenção: É preciso se inscrever também em cada palestra que participará para receber o certificado.

Sob organização da Divisão de Pesquisa, da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (PROPPI), o evento envolverá os 11 Centros de Ensino, Pesquisa e Extensão da UEMS.

A abertura oficial da Semana inicia na segunda-feira (04), às 8h, e logo em seguida (8h30) ocorrerá a palestra “Cerrado e do Mato Grosso do Sul: Biodiversidade, Queimadas e suas consequências”, com os professores Prof. Dr. Yzel Rondon Suárez e Profa. Dra. Juliélen Zanetti Brandani, do Centro de Estudos em Recursos Naturais (CERNA). Às 10h, os docentes Prof. Dr. Afrânio José Soriano Soares e Prof. Dr. Norton Hayd Rego, do Centro de Estudos em Meio Ambiente, Áreas Protegidase Desenvolvimento Sustentável (CEMAP), abordarão sobre “Áreas protegidas e o uso sustentável dos recursos naturais: uma questão de cidadania”.

E no período da tarde, às 14h, o professor Dr. Dalton Queiroz falará sobre “Robótica”, pelo Centro de Pesquisas em Materias (CEPEMAT). E às 15h30, a palestrante, MSc. Erica Amorim da Silva, do Centro de Desenvolvimento de Tecnologias Químicas (CDTEQ) abordará sobre “A QuiMiCativa: o viés teatral da ciência”

Na terça-feira (05/10), às 8h, será ministrada a palestra “Bancada hidropônica de baixo custo”, pelo Prof. Dr. Cássio de Castro Seron – Centro de Desenvolvimento Sustentável do Bolsão Sul-Mato-Grossense (CEDESU) da Unidade Universitária de Cassilândia (UUC); às 9h30, a sexta palestra: “Ciência e Tecnologia na Agronomia” com os professores Dra. Cristiane Gonçalves de Mendonça e Dr. Marcos Antonio Camacho – Centro de Estudos em Produção Vegetal (CEPROV). E no período vespertino, 14h, o tema abordado será: “Avanços e pesquisas na área de bovinos de corte da UEMS ” – Profa. Dra. Fabiana Sterza e Prof. Dr. André Luiz Julien Ferraz – Centro em Excelência em Ciência Animal do Cerrado e Pantanal (CECA-CP).

No terceiro dia de evento (06/10), o professor Dr. Isael José Santana, do Centro de Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação (CEPEED ), falará sobre “Violência doméstica e educação”; e às 14h a Palestra 9 “ Tecnologias Educacionais em Saúde”, sob a ministração do MSc. Luiz Alberto Ruiz da Silva e Prof. Dr. Rogério Dias Renovato – Centro de Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação em Saúde (Cepes).

A palestra “Políticas de Ações Afirmativas no Ensino Superior: Acesso e Permanência” abre a quinta-feira (07/10), sob a ministração da Profa. Dra. Cíntia Santos Diallo – Centro de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação, Gênero, Raça e Etnia (CEPEGRE); e no período da tarde, às 14h, será abordado sobre “Atividades Desenvolvidas pelo Centro de Pesquisa, Ensino e Extensão em Educação, Linguagem, Memória e Identidade/CELMI”, com a Profa. Dra. Léia Teixeira Lacerda e Profa. Dra. Kátia Cristina Nascimento Figueira – CELMI.

No último dia de evento (08/10), será apresentado sobre a “A importância dos Comitês de ética em pesquisa científica” – Comitê de Ética com Seres Humanos – UEMS e Comissão de Ética no Uso de Animais – UEMS, sob a ministração das professoras Dra. Alessandra Aparecida Vieira Machado e Dra Tania Mara Baptista dos Santos. E para finalizar, às 09h30, ocorrerá a palestra “Inovação Tecnológica: O desafio que você não pode Recusar!”, com o Dr. Fábio dos Santos Barros – Coordenador do Núcleo de Inovação/PROPPI/UEMS.

SNCT

A ação faz parte da 18ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) que é realizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) em parceria com entidades de todo o país. Estabelecida por decreto em 2004, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia tem o objetivo de aproximar a ciência e a tecnologia da população. A ideia é criar uma linguagem acessível, com soluções criativas que estimulem a curiosidade e motivem a população a discutir as implicações sociais da ciência e aprofundarem seus conhecimentos.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

‘Precisamos respirar’: Padaria interditada anuncia férias coletiva após ação policial no Taveirópolis

Idoso morre após cair da cama e passar por cirurgia em Campo Grande

Ministério anuncia R$ 2 milhões para levar água à indígenas em Dourados

Como usar o ChatGPT e a inteligência artificial para analisar dados e apostar com mais estratégia

Notícias mais lidas agora

MS alega na Justiça que chineses receberam incentivos para megaindústria, mas abandonaram área

Tarifaço dos EUA: Nelsinho Trad diz que comitiva não tem prerrogativa para negociar

TAMANDUA ENFRENTA ONÇAS NO PANTANAL

Desfecho impensável: tamanduá se recusa a virar comida e enfrenta 3 onças no Pantanal

Direita realiza adesivaço pró-Bolsonaro na Afonso Pena com pedidos de Fora Lula e Moraes

Últimas Notícias

Esportes

Cruzeiro e Corinthians empatam em jogo com menor público do ano

Com o empate, o Cruzeiro segue na liderança do Brasileirão com 34 pontos

Polícia

Polícia descobre laboratório sofisticado de droga e apreende 1,3 mil quilos de maconha

Operação aconteceu em Pedro Juan Caballero, próximo a Ponta Porã

Política

Com deputado de MS, parlamentares de 14 estados acionam STF para livrar Bolsonaro de medidas cautelares

No pedido, os deputados argumentam que as restrições judiciais aplicadas ao ex-presidente são "severas e desproporcionais"

Esportes

Palmeiras vence Fluminense de virada no Maracanã

O confronto foi marcado por falhas defensivas do time carioca e pelo fim do jejum de gols do atacante Vitor Roque