Pular para o conteúdo
Cotidiano

Sem vagas: MS completa duas semanas sem UTIs e tem maior taxa de ocupação do país

No mesmo dia em que completa 1 ano da primeira morte por covid, Mato Grosso do Sul registra outra triste marca: duas semanas com todos os leitos UTI (Unidade de Terapia Intensiva) exclusivos para covid ocupados. Boletim da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) aponta que MS e Amapá são os estados com maiores taxas de ocupação […]
Arquivo -

No mesmo dia em que completa 1 ano da primeira morte por covid, Mato Grosso do Sul registra outra triste marca: duas semanas com todos os leitos UTI (Unidade de Terapia Intensiva) exclusivos para covid ocupados. Boletim da (Fundação Oswaldo Cruz) aponta que MS e Amapá são os estados com maiores taxas de ocupação do país, ambos com 100% e são considerados em situação “extremamente crítica”.

Conforme o painel Mais Saúde, que reúne dados repassados por hospitais e é monitorado pela SES (Secretaria Estadual de Saúde), no dia 17 de março, o Estado registrava, pela primeira vez na , taxa de ocupação de 100% dos leitos UTI para pacientes com covid.

Na manhã desta quarta-feira (31), o sistema mostra taxa de ocupação de 100,89%, ou seja, todas as 562 vagas para pacientes covid em UTIs estão ocupadas.

Boletim extraordinário da Fiocruz mostra a situação crítica do Estado. MS ao lado do Amapá é a unidade da federação com maior taxa de ocupação. Atrás estão Santa Catarina (99%), Rondônia (98%), além de Acre, , Distrito Federal e Mato Grosso (97%).

“Se Manaus e o Amazonas, com o colapso do seu sistema de saúde, constituiu um alerta do que poderia ocorrer em outros estados, a situação hoje de São Paulo e capital é um alarme do quanto esta crise pode ser mais profunda e duradoura do que se imaginava até então”, afirmaram os pesquisadores do grupo.

Campo Grande

O informe da fundação destaca ainda que tem o pior índice entre as capitais do : 103%. Houve uma melhora em relação ao boletim da semana passada, quando a capital sul-mato-grossense apresentava ocupação de 106%.

Atrás estão Belo Horizonte (101%), além de Porto Velho, Rio Branco, Macapá e Curitiba (100%).

Recomendações

Para pesquisadores da Fiocruz, enquanto não há vacinação em massa da população, se faz necessário a adoção de medidas mais rigorosas. “Medidas de bloqueio ou lockdown por períodos específicos, combinadas com outras de mitigação envolvendo o distanciamento físico e social, evitando aglomerações e a ampliação do uso máscaras adequadas de forma correta, continuarão sendo fundamentais até que se obtenha um controle da pandemia”, aponta o documento.

Escalada do número de mortes

Mato Grosso do Sul apresenta o terceiro maior aumento no número da média móvel de sete dias para mortes por covid no país, com crescimento de 68% desse índice. Na frente estão apenas Espírito Santo (118%) e Distrito Federal (100%).

Assim como as mortes, a internação hospitalar cresce nesses estados. No último boletim do governo estadual, MS tinha 1.197 pessoas hospitalizadas, o maior desde o início da pandemia.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
senado jornada de trabalho papa

Senado terá sete dias de luto oficial em memória ao Papa Francisco

Modelo campo-grandense Linda Helena completa 29 anos com ensaio gestante

Mulher que passou mal após comer ovo de páscoa apresenta melhora

Reunião vai buscar solução para eventos que fazem casas ‘balançarem’ no entorno da Esplanada

Notícias mais lidas agora

Vaticano divulga que Papa Francisco morreu por AVC e insuficiência cardíaca

Canonização de Carlo Acutis só ocorrerá após nomeação de novo Papa

Paróquia de Campo Grande que recebeu bençãos do Papa Francisco monta altar com homenagem

Após trégua das chuvas, 6 bairros passam por tapa-buracos nesta segunda-feira 

Últimas Notícias

MidiaMAIS

‘Mensagem que ressoará para sempre’, diz indígena de MS que esteve com o Papa Francisco

Artista sul-mato-grossense foi convidado pelo próprio pontífice papa Francisco a integrar o "Indigenous People’s Knowledge and Sciences", no Vaticano.

Economia

Com redução de 5% em relação a 2024, Dia das Mães deve movimentar R$ 448,3 milhões em MS

Apesar do montante ser 5% menor do que em 2024, neste ano, mais pessoas deverão presentear a figura materna

Brasil

SC: Três embarcações colidem em alto-mar e deixam duas pessoas feridas

Vítimas estavam praticando remo no momento do acidente

Trânsito

Caminhão carregado com placas de MDF pega fogo na MS-306

O destino da carga era a cidade de Primavera do Leste, no Mato Grosso