Pular para o conteúdo
Cotidiano

Sem vagas: MS completa duas semanas sem UTIs e tem maior taxa de ocupação do país

No mesmo dia em que completa 1 ano da primeira morte por covid, Mato Grosso do Sul registra outra triste marca: duas semanas com todos os leitos UTI (Unidade de Terapia Intensiva) exclusivos para covid ocupados. Boletim da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) aponta que MS e Amapá são os estados com maiores taxas de ocupação […]
Arquivo -

No mesmo dia em que completa 1 ano da primeira morte por covid, Mato Grosso do Sul registra outra triste marca: duas semanas com todos os leitos UTI (Unidade de Terapia Intensiva) exclusivos para covid ocupados. Boletim da (Fundação Oswaldo Cruz) aponta que MS e Amapá são os estados com maiores taxas de ocupação do país, ambos com 100% e são considerados em situação “extremamente crítica”.

Conforme o painel Mais Saúde, que reúne dados repassados por hospitais e é monitorado pela SES (Secretaria Estadual de Saúde), no dia 17 de março, o Estado registrava, pela primeira vez na pandemia, taxa de ocupação de 100% dos leitos UTI para pacientes com covid.

Na manhã desta quarta-feira (31), o sistema mostra taxa de ocupação de 100,89%, ou seja, todas as 562 para pacientes covid em UTIs estão ocupadas.

Boletim extraordinário da Fiocruz mostra a situação crítica do Estado. MS ao lado do Amapá é a unidade da federação com maior taxa de ocupação. Atrás estão Santa Catarina (99%), Rondônia (98%), além de Acre, Pernambuco, e Mato Grosso (97%).

“Se e o Amazonas, com o colapso do seu sistema de saúde, constituiu um alerta do que poderia ocorrer em outros estados, a situação hoje de e capital é um alarme do quanto esta crise pode ser mais profunda e duradoura do que se imaginava até então”, afirmaram os pesquisadores do grupo.

Campo Grande

O informe da fundação destaca ainda que Campo Grande tem o pior índice entre as capitais do Brasil: 103%. Houve uma melhora em relação ao boletim da semana passada, quando a capital sul-mato-grossense apresentava ocupação de 106%.

Atrás estão Belo Horizonte (101%), além de Porto Velho, Rio Branco, Macapá e Curitiba (100%).

Recomendações

Para pesquisadores da Fiocruz, enquanto não há vacinação em massa da população, se faz necessário a adoção de medidas mais rigorosas. “Medidas de bloqueio ou lockdown por períodos específicos, combinadas com outras de mitigação envolvendo o distanciamento físico e social, evitando aglomerações e a ampliação do uso máscaras adequadas de forma correta, continuarão sendo fundamentais até que se obtenha um controle da pandemia”, aponta o documento.

Escalada do número de mortes

Mato Grosso do Sul apresenta o terceiro maior aumento no número da média móvel de sete dias para mortes por covid no país, com crescimento de 68% desse índice. Na frente estão apenas Espírito Santo (118%) e Distrito Federal (100%).

Assim como as mortes, a internação hospitalar cresce nesses estados. No último boletim do governo estadual, MS tinha 1.197 pessoas hospitalizadas, o maior desde o início da pandemia.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Motociclista é arremessado contra para-brisa de carro após colisão em Porto Murtinho

Padrasto suspeito de envenenar jovem em São Bernardo é preso

Artista inglês faz mural em homenagem a Diogo Jota perto do estádio do Liverpool

Novo lar: após viralizar na internet, cão Silveira é adotado por família

Notícias mais lidas agora

carne frigorifico

Após MS suspender exportação de carne para os EUA, sindicato prevê normalização do mercado em poucos dias

campo grande cidade de cobras

Cidade de ‘cobras’, como Campo Grande lida com tanto veneno humano?

Waldir Neves faz acordo e vai pagar R$ 1,9 milhão para não ser despejado de mansão

vacinação

SC: 11 bebês recebem antídoto contra picada de cobra em vez de vacina em hospital

Últimas Notícias

Cotidiano

Ponto de apoio para pessoas em situação de rua volta ao Parque Ayrton Senna nesta quinta-feira

O objetivo é oferecer suporte às pessoas em situação de rua que recusam acolhimento permanente nas unidades da rede de assistência social

Política

Pessoas com autismo e Alzheimer podem ser rastreadas em MS

Projeto de lei sugere fornecer dispositivo de rastreamento às famílias de pessoas com deficiência

Brasil

Comissão da Câmara aprova isenção do IR para quem ganha até R$ 5 mil

Texto deve ser votado no plenário da Casa, o que deve ocorre em agosto

Brasil

Moraes manda Brazão esclarecer violação da regra de prisão domiciliar

Defesa do ex-deputado federal tem prazo de 48 horas para prestar esclarecimento