Sem a ampliação de 30 leitos UTI (Unidade de Terapia Intensica) prometida há uma semana, permanece com taxa de ocupação de 98%. Assim, o índice está há 5 dias abaixo dos 100%. O Jornal Midiamax acompanha os índices diariamente pelo painel Mais Saúde, da SES (Secretaria Estadual de Saúde).

Para dar alívio no sistema de saúde, o governo do Estado anunciou há uma semana que iria abrir mais 30 leitos UTI para pacientes com covid, o que não ocorreu ainda. Assim, o total de passaria dos atuais 585 para 615. Então, o titular da SES, Geraldo Resende, já avisou que esse número é o limite de ampliação de leitos.

Em Campo Grande, que chegou a bater 107% de ocupação na segunda-feira da semana passada, registra agora 99%. São 343 vagas disponíveis para casos graves de covid, ou seja, restam 2 vagas ainda.

No HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul) – referência do SUS para tratamento de covid em MS, todos os leitos críticos estão ocupados. Além disso, outros 13 pacientes estão em pontos extras instalados na área vermelha do hospital.

Em Dourados, a ocupação de leitos para pacientes em estado grave com covid está em 93% nesta segunda-feira. Isso significa que restam apenas 5 vagas em UTI.

Após semanas com superlotação, a rede hospitalar de Três Lagoas chegou a ficar com ocupação em 95% na semana passada, mas o índice subiu e voltou aos 100% nesta segunda. Corumbá teve queda nas internações e chegou a marcar 70% de ocupação em leitos críticos, mas subiu para 88%. Por fim, Naviraí e Sidrolândia estão sem vagas disponíveis em UTIs.