Com a chegada do sexto lote de vacinas contra a em Mato Grosso do Sul, recebeu 10,1 mil doses da nesta quarta-feira (3). De acordo com a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), o município deve priorizar a aplicação da segunda dose em idosos a partir de 80 anos.

Ao Jornal Midiamax, a Secretaria informou que não há previsão para ção em novos grupos até o momento.  “Vamos seguir a aplicação da segunda dose nos idosos com mais de 80 anos”, garantiu.

MS recebeu 27,8 mil doses da Coronavac, que foram enviadas pelo Ministério da Saúde na manhã desta quarta-feira. Assim, Campo Grande foi o primeiro município a tomar posse da quantidade de vacinas separadas.

Isto porque, segundo a Sesau, a logística é realizada pelo município. “Como o almoxarifado da SES é aqui em Campo Grande, nós fazemos a retirada, não entregam aqui na Sesau”, detalhou a Secretaria.

Recomendações da SES

Nesta quarta-feira (3), a SES publicou a relação de quantidade de doses que serão encaminhadas para cada município de MS. De acordo com o secretário de Saúde estadual, as vacinas serão enviadas a partir da quinta-feira (4), na parte da manhã.

Do quantitativo recebido pelo Estado, 13.900 doses serão utilizadas como primeira dose. Destas, 10,56% devem ser utilizadas em trabalhadores da Saúde, com preferência para os com mais de 50 anos. Outros 89,44% serão direcionadas para idosos a partir de 80 anos.

Então, a outra metade das unidades, ou seja, 13,9 mil, devem ser utilizadas como segunda dose para vacinação. No entanto, imunizantes remanescentes do reforço da vacinação de idosos a partir de 80 anos “deverão ser empregados para o término da vacinação em idosos de 75 a 79 anos”.

Por fim, a SES destacou que os municípios podem iniciar a vacinação de idosos com idade entre 70 e 74 anos. Assim, a recomendação para início deste grupo é de que sejam utilizadas doses remanescentes da vacinação dos idosos a partir de 75 anos.