Sem inscrição pela Sesau, lista de vizinhos a serem vacinados contra covid fica a cargo dos postos
Uma normativa foi publicada na última semana com a autorização para que os postos de saúde vacinem pacientes da região no caso da sobra de doses em Campo Grande. A recomendação foi feita para evitar perda de doses de vacina, que têm validade de 6 a 8 horas depois da abertura do frasco. Porém, a […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Uma normativa foi publicada na última semana com a autorização para que os postos de saúde vacinem pacientes da região no caso da sobra de doses em Campo Grande. A recomendação foi feita para evitar perda de doses de vacina, que têm validade de 6 a 8 horas depois da abertura do frasco. Porém, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) não dispõe de uma maneira de se inscrever como candidato às doses que eventualmente sobrarem no dia e a lista fica por conta da gerência das unidades de saúde.
Os imunizantes enviados a partir do segundo lote pelo Ministério da Saúde são envasados em frascos multidoses, com orientações distintas para aplicação. Conforme nota técnica, a vacina CoronaVac – produzida pelo Instituto Butantan – tem validade de 8 horas após a abertura do frasco. Já a da AstraZeneca tem validade de 6 horas. Por isso, a Sesau emitiu orientação aos gerentes dos postos de saúde que façam lista com nomes e telefone de vizinhos das unidades que estejam no grupo de risco e ainda não tenham recebido doses.
Cada unidade de saúde deve fazer uma lista com nomes e telefones da população de idosos com mais de 60 anos, pessoas acamadas, trabalhadores da saúde e pessoas em outros grupos prioritários que não tenham recebido doses de vacina, residentes próximos da unidade de saúde para que, caso necessário, sejam convocados para receber a vacina que esteja restante antes do vencimento.
Por enquanto, não há uma maneira de se inscrever como candidato às doses. Conforme informações da Prefeitura de Campo Grande, todas as unidades possuem o registro de pacientes atendidos em sua área de abrangência que, eventualmente, se enquadram dentro dos critérios para vacinação. O contato é feito diretamente pela unidade.
Todos os frascos utilizados ou não deverão ser guardados para envio posterior ao serviço de imunização. É necessário o preenchimento do “formulário de perda de vacinas por prazo de validade do frasco ultrapassado”, caso essas doses sobrem na unidade.
Notícias mais lidas agora
- Beto Pereira colocou prima como diretora para facilitar corrupção no Detran-MS, revela David
- Despachante propõe delação ao MP e aponta Beto Pereira como chefe da corrupção no Detran-MS
- Homem é esfaqueado várias vezes e mesmo ferido dirige até hospital de MS
- Idosa fica desacordada e duas pessoas feridas com mais de 100 picadas de abelhas na Mata do Jacinto
Últimas Notícias
[ BASTIDORES ] Matérias sobre ‘ficha suja’ viraram adereço de eleitor
Candidata que recebeu comanda com o número de urna acredita em sinais
Motociclista que morreu em acidente com ônibus no Jardim Monumento não tinha CNH
Motorista fez o teste do bafômetro que deu negativo
Mania de Você: Viola se depara com Luma e Rudá juntos em cabana abandonada
Confira o resumo de capítulo que vai ao ar nesta sexta-feira (4)
Volta por Cima: Madalena sente ciúmes de Jão, ao vê-lo conversando com Cacá
Confira resumo de capítulo que vai ao ar nesta sexta-feira (4)
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.