Uma moradora do Jardim Jacarandá, entre os bairros Nova Bahia e Mata do Jacinto, enfrenta o 3º dia sem energia elétrica em casa após a tempestade com ventos de 100 km/h em Campo Grande na última sexta-feira (15). Além dos prejuízos com alimentos estragando, a mulher teme pela integridade dos pais idosos, que precisam de cuidados noturnos e estão sendo zelados na escuridão, sob a luz de uma vela.
Conforme ela, o pai tem 81 anos e a mãe 78. A idosa está com o fêmur quebrado há quatro meses e usa bolsa de colostomia. “Durante a noite, a bolsa enche e precisa trocar ou até mesmo esvaziar para posteriormente lavá-la. E, sem energia, além de ser inviável é perigoso”, disse a moradora.
A leitora questiona a prioridade do reabastecimento, pois dos 13 bairros que ainda estão no escuro ‘nenhum bairro nobre está sem energia’. “A prioridade não deveria ser por urgência e emergência?”, disse. Os mantimentos na geladeira estão se perdendo e ela não tem certeza nem se a geladeira ainda funciona.
“Já perdi poucos alimentos que estavam na geladeira. E não sei se está funcionando ou não ainda. Mas minha preocupação é com eles [pais idosos]”, disse.
A lista contém bairros cujas reclamações dos moradores chegaram até a reportagem, seja pelo canal de comunicação pelo WhatsApp ou pelas redes sociais. O Jornal Midiamax entrou em contato com a Energisa e aguarda posicionamento da concessionária com a lista completa de bairros que continuam afetados pela falta de energia.
Confira a lista de bairros sem energia
- Jardim Corcovado
- Amambaí
- Nova Lima
- Pioneiros
- Morada do Sol
- Jardim Ouro Preto
- Taveirópolis
- Jardim Jacarandá
- Estrela Dalva II
- Aldeia Urbana Água Bonita
- Jardim Colibri
- Jardim Centro-Oeste
- Vila Bandeirantes
Zona rural:
- Fazenda Baixada Limpa
- Fazenda Gameleira
- Assentamento Santa Mônica
Temporal com nuvem de poeira provocou caos
Com fortes ventos, vários pontos de Campo Grande registraram grandes nuvens de poeira antes da chuva na Capital na sexta-feira (15). A tempestade de areia, vendaval e queda de árvores no temporal que atingiu Mato Grosso do Sul fez a concessionária de energia do Estado, a Energisa, registrar número de ocorrências nunca visto na história da empresa em MS: mais de 4 mil pessoas sem energia elétrica.
A tempestade de poeira atingiu a Capital depois das 14h com ventos que chegaram a 94,45 km/h, conforme medições divulgadas pelo meteorologista Natálio Abrão — havendo rajadas de 54 km/h e de 65,16 km/h, estas na região das Moreninhas.