Sem capacidade para mais leitos UTI (Unidade de Terapia Intensiva) exclusivas para pacientes covid, enfrenta superlotação no sistema de saúde, que está sobrecarregado com ocupação em 105% nesta terça-feira (23).

Conforme o Painel Mais Saúde, da SES (Secretaria Estadual de Saúde), o sistema de saúde do Estado opera acima do limite, com 26 pacientes além da capacidade. Além disso, na segunda-feira (22) eram 160 pacientes aguardando vaga para internação.

Isso significa que o sistema registra a internação de 547 pacientes graves com covid, mas apenas 521 leitos UTI.

  foi o município que mais ampliou o número de leitos, contudo, o avanço da doença segue em ritmo acelerado e a taxa de ocupação na Capital é de 104%, ou seja: o município tem 12 pacientes além da capacidade.

A superlotação é verificada no HRMS ( de Mato Grosso do Sul) – considerado referência do SUS para tratamento da doença. Boletim de segunda-feira do hospital mostrava taxa de ocupação de 110%. Assim, todos os 120 leitos UTI estavam ocupados com pacientes covid e havia outros 12 improvisados em duas alas vermelhas do hospital.

Sem capacidade para mais leitos, MS tem ocupação de 105% para UTI covid

Também estão sem para pacientes em estado crítico de covid os municípios de Dourados, Corumbá, Três Lagoas, Ponta Porã, Sidrolândia, Coxim, Jardim, Aparecida do Taboado, e (112%).

Espera por leitos

Com a situação de colapso, o secretário de Saúde do Estado, Geraldo Resende destaca que estamos chegando ao limite de leitos. “Não vamos ter mais leitos. Uma parcela são leitos improvisados”.

Além disto, o Estado tem uma lista de pacientes que aguardam por uma vaga em leito clínico ou de UTI Covid. Conforme dados da SES, há 160 pacientes na fila.

Assim, o secretário de Saúde estadual disse que “temos 124 pessoas na Central de Regulação necessitando de vagas em Campo Grande, 102 são da Capital. Na Central de Dourados, temos 6 pedidos de vagas, precisando de leitos clínicos ou de UTI. Na Central do Estado, tem 30 pessoas aguardando leitos clínicos e UTI, se somarmos temos 160 pessoas em fila de espera para leitos clínicos e UTI COVID”.