O para ingresso no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) foi retomado com a publicação da retificação do edital 01/2020 nesta sexta-feira, 22.

O ingresso para este ano foi alterado e será feito por meio do Histórico Profissional e Acadêmico, em que serão consideradas as práticas profissionais e produções acadêmicas relevantes dos candidatos. Desta forma, não haverá o Exame Nacional de Acesso (ENA).

Outra resolução que consta da retificação é que não serão aceitas novas inscrições para 2021. A seleção será exclusiva para candidatos que realizaram a inscrição no ano passado. Também está prevista a possibilidade de desistência do candidato com a devolução da taxa de inscrição paga no ano passado.

As decisões afetam diretamente os 573 candidatos inscritos para as 24 vagas ofertadas pelo Campus do Instituto Federal de (IFMS).

O exame de seleção do mestrado profissional havia sido suspenso em abril do ano passado, em virtude da do coronavírus.

Serviço – Na próxima segunda-feira, 25, a coordenação nacional do ProfEPT realizará uma transmissão ao vivo no YouTube para esclarecimento das dúvidas. O evento será a partir das 18h30, horário de Brasília, pelo canal do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes).

Mestrado Profissional – É reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação (MEC).

O programa busca proporcionar formação em educação profissional e tecnológica, visando tanto a produção de conhecimento como o desenvolvimento de produtos, por meio da realização de pesquisas que integrem os saberes inerentes ao mundo do trabalho e ao conhecimento pertinente à educação profissional.

As duas linhas de pesquisa são: “Práticas educativas em educação profissional e tecnológica” e “Gestão e organização do espaço pedagógico em educação profissional e tecnológica”.

O ProfEPT é ministrado em rede pelos Institutos Federais, Centros Federais de Educação Tecnológica e Colégio Pedro II. O programa é coordenado por um Comitê Gestor e pela Comissão Acadêmica Nacional. Mais informações sobre o curso no IFMS estão disponíveis na página do Mestrado Profissional. (Informações da assessoria)