O secretário Nacional de Segurança Pública, Carlos Renato Paim, sobrevoou a cidade de e a do Brasil, na tarde desta sexta-feira (22), acompanhado do diretor de Políticas, Nelson Gonçalves de Souza, e secretario da Sejusp (Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública), Antonio Carlos Videira.

A visita técnica tem objetivo de conhecer o sistema de segurança pública e trabalho dos servidores do Estado na fronteira de Mato Grosso do Sul. A equipe também esteve na sede do DOF (Departamento de Operações de Fronteira), em Dourados, para em uma reunião com policiais da (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Fronteira) e dos municípios localizados na fronteira.

“Faz parte da nossa gestão conhecer a ponta, para conhecermos e entender a realidade do ponto de vista de quem está na fronteira, fazendo um policiamento numa região tão complexa. Nós também pretendemos criar dentro da Senasp um Observatório de Segurança Pública para acompanhar de perto o andamento de ações e projetos voltados aos estados e para fazer um estudo do fenômeno criminal, para quando alguém me perguntar porque as apreensões de drogas aumentaram no MS, por exemplo, consigamos partir da certeza e não do achismo”, explicou Paim.

O diretor do DOF, coronel Wagner Ferreira da Silva relembrou a grande apreensão de drogas durante 2020, nas fronteiras, conhecidas como rotas do tráfico.

“Apresentamos a nossa realidade, que é de um Estado que apreende 900 quilos de sendo transportados em bicicletas e que em uma única apreensão tira de circulação mais de 33 toneladas de drogas, como aconteceu no ano passado em Maracaju”, finaliza.