Cotidiano

Programe-se: confira o que abre e fecha no feriadão de Finados em Campo Grande

Comércio varejista abre normalmente na segunda-feira (1), mas fecha as portas na terça (2)

Mariane Chianezi Publicado em 28/10/2021, às 07h00

None
Leonardo de França, Midiamax/de arquivo

O Dia de Finados será na próxima terça-feira (2) e é um feriado nacional. Por ser posterior a uma segunda-feira (1º), muitos moradores ficam em dúvida sobre o que poderá funcionar neste dia. O comércio varejista abrirá normalmente na segunda-feira, mas fechará as portas na terça, dia do feriado. 

Os supermercados também abrem normalmente. Para quem vai sair, é importante lembrar que o uso de máscaras ainda é essencial para evitar a transmissão do coronavírus. Confira mais detalhes sobre o que abre e fecha no feriadão: 

Órgãos públicos

Por se tratar de feriado nacional, os órgãos públicos municipais e estaduais não devem abrir. Somente serviços essenciais, como atendimento em saúde e serviços de segurança pública, devem funcionar. A prefeitura decretou ponto facultativo na segunda-feira (1º), portanto, não deverá abrir, inclusive os serviços na Central de Atendimento ao Cidadão. 

Saúde

Na área da saúde, as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e UBSFs (Unidades Básicas de Saúde da Família) devem fechar em Campo Grande. Apenas as UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) e CRSs (Centros Regionais de Saúde) funcionam normalmente e ficam abertos 24 horas. Há, ainda, unidades de plantão para a campanha de vacinação contra covid, confira aqui.

Campo Grande possui quatro CRSs, localizados nos bairros Coophavila II, Aero Rancho, Tiradentes e Nova Bahia. Há seis UPAs nos bairros, localizadas no Leblon, Coronel Antonino, Moreninha II, Universitário, Vila Almeida e Santa Mônica. 

Comércio

Conforme o SECCG (Sindicato dos Empregados no Comércio de Campo Grande), lojas fecharão as portas na terça-feira (2) e funcionários terão dia de descanso. Porém, na segunda, abrirá normalmente.

Em nota, o sindicato explicou que essa condição está estabelecida na Lei Complementar Número 81, de 3 de janeiro de 2006, que diz: “É proibida a concessão de licença especial, de que trata a alínea “a” deste artigo, nos seguintes feriados: I - Ano Novo; II - Sexta-feira Santa; III – 1º de Maio; IV – Finados § 1º inclui nesta proibição as Lojas de Departamento §2º, inclui, também as lojas de comércio varejista situadas no interior dos shoppings-centers”.

A medida não vale para os funcionários de supermercados e venda de gêneros alimentícios, pois a lei ampara a abertura desses estabelecimentos no Dia de Finados. 

Supermercados

Os supermercados também devem abrir as portas no feriadão em Campo Grande. De acordo com a AMAS (Associação Sul-Mato-Grossense de Supermercados), os estabelecimentos atendem normalmente, concedendo folga compensatória aos funcionários.

Shoppings

Shopping Bosque dos Ipês

Sábado (30): das 10 às 22 horas
Domingo (31): das 10 às 20 horas
Segunda (01): das 10 às 22 horas
Terça (02): das 11 às 21 horas - apenas lojas da Praça de Alimentação.

Funcionamento do UCI Cinemas, de acordo com a programação.

Shopping Campo Grande - 2 de novembro

  • Alimentação e lazer: 10h às 21h

Shopping Norte Sul Plaza - 2 de novembro

• Restaurantes da Praça de Alimentação e lazer funcionam das 11h às 21h
• SmartFit 8h às 14h
• Fort Atacadista 7h às 22h
• Farmácia Pague Menos 11h às 21h
• Lojas fechadas

Shopping Pátio Central

  • Segunda-feira (1) - Atendimento normal, das 8h às 20h
  • Terça-feira (2) - Não abrirá devido ao acordo de convenção do comércio varejista.

Correios

Na segunda-feira (1), os Correios abrirão normalmente, com os serviços de postagens e distribuição das encomendas, conforme o Sintec-MS (Sindicato dos Trabalhadores nos Correios de Mato Grosso do Sul). Na terça-feira (2), os serviços não funcionarão. 

Bancos 

Os bancos fecham as portas somente na terça-feira (2). Os atendimentos voltam a acontecer na quarta-feira (3).

Ônibus

Os ônibus devem continuar circulando nas ruas de Campo Grande, mas funcionam em ritmo de feriado. O que quer dizer que circulam com frota reduzida. Confira os horários dos ônibus aqui.

​Delegacias

As delegacias que atendem plantão vão funcionar normalmente.

Depac Centro

Padre João Crippa, 1581 – Centro (3312-5700)

Depac Cepol

Rua Soldado-Polícia Militar Reinaldo de Andrade, 167 – Tiradentes (3318-9000)

Delegacia da Mulher (Casa da Mulher Brasileira)

Rua Brasília, Lote A, Quadra 2, s/n – Jardim Imã (3304-7575)

(Matéria editada às 10h48 para correção de informações)

Jornal Midiamax