Pular para o conteúdo
Cotidiano

Saiba quais os sintomas e tratamentos para evitar fibrose pulmonar, sequela grave do pós-covid

Doença sem cura leva pacientes a terem falta de ar pelo resto da vida
Arquivo -

Diferente do que se acreditava antes, as consequências do coronavírus podem perdurar por meses, mesmo com o fim do período de infecção no paciente. Com mais de 255 mil pacientes recuperados da doença em Mato Grosso do Sul, a chamada síndrome pós-covid tem levado cada vez mais pessoas a procurarem um check-up. Os sinais são diversos, mas sintomas como a dificuldade para respirar acendem o alerta, já que síndrome pós-covid pode levar à mais temida das sequelas: a fibrose pulmonar. A doença não tem cura e o paciente pode ter falta de ar pelo resto da vida. 

Os pacientes podem apresentar sintomas pós-covid por até 90 dias depois de se recuperarem da doença. Porém, a recomendação dos especialistas é que os pacientes busquem um médico o quanto antes, para evitar a chance de uma sequela definitiva. 

O pneumologista Ronaldo Perches Queiroz explica que têm sido comuns casos de pacientes que apresentam queixas mesmo depois de serem curados do coronavírus. Isto acontece porque a doença causa um processo inflamatório em todo o corpo. Ele explica que a principal preocupação é com as queixas respiratórias, quando o paciente apresenta fadiga, fôlego curto e dificuldade para respirar. 

Quais os sintomas pós-covid? 

Os pacientes podem apresentar uma série de sintomas após serem infectados pelo coronavírus, desde dores de cabeça até uma síndrome do pânico. A pneumologista Amanda Almirão Alves explica que os pacientes podem ter dores de cabeça, tontura, turvação visual, disfunção cognitiva como o esquecimento, perda do olfato e paladar, distorção dos gostos, dormência ou formigamento de mãos, zumbido nos ouvidos, dores musculares e dores no corpo em geral, fadiga, falta de ar, ansiedade, insônia e medo excessivo. 

Contudo, os sintomas que mais preocupam são os respiratórios. Segundo pneumologistas, a inflamação provocada pelo coronavírus pode levar a sérias sequelas. A mais grave é a fibrose pulmonar, uma doença sem cura. 

O que é a fibrose pulmonar? 

As consequências da infecção pela são variadas, mas o pneumologista Ronaldo Perches reforça que os pulmões geralmente são os órgãos mais afetados. Com a inflamação causada pelo vírus no pulmão, o caso pode evoluir para a fibrose pulmonar. O médico explica que a fibrosa é a mais temida das sequelas, pois não há cura e o paciente pode ter que lidar com as consequências da doença pelo resto da vida. 

A fibrose pulmonar é uma doença causada pela lesão e cicatrização do tecido dos pulmões. Com a cicatrização, o tecido que envolve os alvéolos engrossa e compromete a função pulmonar no paciente, ou seja, ele tem dificuldade para respirar. “Pacientes que tiveram comprometimento pulmonar podem evoluir com fibrose, tendo lesão irreversível, com queda da sua capacidade respiratória até o fim da vida”, ressalta.

Quais os tratamentos? 

Para evitar que a inflamação no pulmão evolua para a fibrose, o pneumologista pode indicar tratamentos. O pneumologista Ronaldo Perches explica que existem tratamentos multidisciplinares e medicamentos que vão ajudar o paciente.

Dependendo dos sintomas após a covid, os tratamentos podem ser diversos e só o médico pode orientar. “Há tratamento medicamentoso, fisioterapia respiratória e motora, exercícios físicos, boa alimentação, higiene do sono e acompanhamento psicológico”, diz a médica Amanda Almirão.

O médico Ronaldo Perches ressalta que o acompanhamento de um fisioterapeuta também é muito importante. “A fisioterapia tem papel fundamental no tratamento dos pacientes com comprometimento pulmonar no pós-covid. Com exercícios respiratórios específicos, os fisioterapeutas colaboram de forma decisiva com o tratamento na recuperação e reabilitação dos pacientes”, afirma. 

Caso o paciente tenha evoluído para a fibrose pulmonar, o caso não tem cura, mas também há tratamentos, que vão desde medicamentos, suplementação de oxigênio e reabilitação da respiração. Tudo isso mostra a importância de procurar atendimento médico logo após ser infectado pelo coronavírus. 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Peixe BR: tarifa de 50% dos EUA atinge diretamente o setor e é preciso restabelecer diálogo

Trump ameaça tarifas de até 100% contra Rússia em 50 dias se não houver acordo sobre Ucrânia

Na França, prisioneiro foge da cadeia escondido em bolsa de roupas sujas de outro detento

MEC publica portaria que regulamenta as novas regras do EaD

Notícias mais lidas agora

mpms segurança mp

Gastos do MPMS superam R$ 330 milhões nos primeiros 6 meses de 2025

Motorista que morreu em acidente na BR-163 era advogado de 27 anos

atitude joao gomes no palco

VÍDEO: A atitude discreta que João Gomes teve no palco e pouca gente viu

Brasil vai ingressar contra Israel em ação por genocídio na Corte de Haia

Últimas Notícias

Polícia

VÍDEO: Madrinha homenageia Sophie no dia em que bebê completaria 1 ano de vida

Sophie e a mãe, Vanessa Eugênia, foram mortas carbonizadas por João Augusto de Almeida — pai da bebê e esposo da jovem

Transparência

Uma semana após HC negado, Claudinho Serra tenta recurso para deixar prisão

Defesa do político tenta reformar decisão que manteve Serra preso por corrupção

Cotidiano

Comércio de MS deve lucrar em torno de R$ 300 milhões no Dia dos Pais

Pesquisa de intenção de consumo revela interesse dos consumidores

Mundo

Voo para os EUA tem alarme falso de bomba após mensagem de ‘descanse em paz’ em celular

Passageira viu mensagem no celular de outra pessoa e acreditou que teor da conversa era sobre o voo em que estava