Pular para o conteúdo
Cotidiano

Saiba quais cuidados ter em casa com o retorno às aulas presenciais em Campo Grande

Pais devem orientar crianças sobre a prevenção e ficar atentos aos sintomas
Arquivo -

Depois de um ano e meio com aulas a distância, crianças e adolescentes retornam às escolas com o ensino híbrido a partir desta segunda-feira (26) em . Mesmo com os protocolos de segurança, os alunos estarão mais expostos ao coronavírus e, por isso, é preciso ficar atento aos cuidados em casa. Sintomas respiratórios devem acender o alerta e o papel dos pais ou responsáveis é orientar sobre a prevenção para a . Para crianças que convivem com idosos, a cautela deve ser redobrada.

O médico infectologista Rodrigo Nascimento Coelho orienta que os cuidados devem ser reforçados em casa com o retorno às aulas presenciais, principalmente com relação à higiene pessoal. “[Os pais devem] orientar bem as crianças no sentido do contato interpessoal em situações como o lanche, saliva, abraço, beijo. Devem ficar atentos e aos sintomas respiratórios das crianças, elas podem levar o vírus para os adultos em casa”, alerta. 

Para evitar a infecção pelo coronavírus, os alunos devem manter o uso de máscaras nas escolas e evitar abraços e beijos. Como alguns alunos têm pouca idade, é importante que os pais procurem sempre orientar sobre as medidas de prevenção. 

Outro ponto muito importante é que os pais fiquem atentos aos sintomas nas crianças. Qualquer sinal ou risco de infecção do coronavírus deve acender o alerta, para evitar que as crianças contaminem outros alunos ou até os professores. “É preciso ficar atento e vigilante aos sintomas respiratórios das crianças, elas podem levar o vírus para os adultos em casa”, recomenda o infectologista. 

E as crianças que convivem com os idosos, o que fazer? Como a maioria dos idosos já estão imunizados, ou seja, receberam duas doses ou a dose única da vacina contra o coronavírus, não é necessário privar o convívio. O médico infectologista, entretanto, explica que a vacinação não ‘blinda’ os idosos. Eles ainda podem ser infectados pelo coronavírus e ficar doentes. 

“Não que seja impeditivo o contato dos idosos com as crianças que retornam às aulas, mas o que é preciso é recobrar a vigilância no sentido de orientar as crianças sobre higiene pessoal, higienização das mãos, contato interpessoal e sobre os sintomas. E assim impedir que qualquer um, não somente as crianças, que tenham sintomatologia respiratória entrem em contato com outras pessoas”, afirma Rodrigo Nascimento. 

Para crianças e adultos, é importante fazer o teste do coronavírus ao apresentar os primeiros sintomas, mesmo que leves. A testagem vai garantir que a pessoa fique em isolamento e evite a contaminação de outras. Além disso, a SES (Secretaria de Estado de Saúde) sempre recomenda que as pessoas procurem atendimento cedo e que não deixem para buscar ajuda só quando os sintomas graves aparecerem.

Cuidados nas escolas

Esta segunda-feira (26) foi de retorno das aulas presenciais para parte dos 109 mil alunos da rede municipal de ensino de Campo Grande. Para evitar que a circulação de alunos aumente a disseminação da Covid-19, a Prefeitura montou um extenso protocolo de biossegurança.

O regramento vai desde horários escalonados na entrada dos alunos, passando pela obrigatoriedade de uso de máscara e aferição da temperatura, até o distanciamento entre carteiras e filas marcados no chão. Com o retorno às aulas presenciais, as salas de aula terão ocupação entre 25% e 50% com revezamento semanal, de acordo com a metragem do espaço para garantir o distanciamento necessário. 

(Colaboraram Gabriel Maymone e Lucas Mamédio)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

De maquiagem à gastronomia, secretaria oferece cursos gratuitos em Campo Grande

Padrinho queimado, indicado chamuscado: candidato começa mal na corrida pela Segov

Justiça nega recurso do MP e mantém verba ‘extra’ a vereadores de Angélica

Pavimentação e drenagem irá custar R$ 1,36 milhão em Bodoquena

Notícias mais lidas agora

Em reunião fechada, presidência do PSD em MS decide apoio a Riedel nas eleições de 2026

Campo Grande vai recorrer de decisão que suspendeu aplicação de multas de trânsito

capela nossa senhora aparecida carlo acutis

Campo Grande terá Santuário de São Carlo Acutis e Nossa Senhora Aparecida, confirma Dom Dimas

cpmi

Com senadores de MS, CPMI do INSS ouve ex-ministro Carlos Lupi nesta segunda-feira

Últimas Notícias

Transparência

Locação de veículos poderá custar até R$ 2,26 milhões para Naviraí

Cinco empresas irão dividir o pregão eletrônico

Transparência

Maioria dos municípios da região de Campo Grande estão com salário de professores defasados

Investigação, contudo, foi arquivada no MPF pois o objetivo era apurar se havia cumprimento da lei do piso salarial

Brasil

Menina morre após ser espancada por colegas dentro de escola

Polícia civil investiga o caso

Brasil

VÍDEO: homem se pendura em carro durante tentativa de assalto

Homem tentou quebrar o vidro do veículo para assaltar a vítima