Pular para o conteúdo
Cotidiano

Após um ano e meio de aulas online, retorno à escola é marcado por reencontros em Campo Grande

Pais relataram estar seguros com medidas de biossegurança seguidas por escolas e alunos comemoram
Arquivo -

Depois de um ano e meio de aulas online, a segunda-feira (26) foi de retorno das aulas presenciais para parte dos 109 mil alunos da rede municipal de ensino de . Aos que voltaram às salas, a chegada foi um momento de reencontro com colegas e professores.

Na escola municipal Professor Vanderlei Rosa de Oliveira, no Parque dos Novos Estados, a professora Juliane Edersoli ressaltou a importância da presença dos alunos no ambiente escolar. “Por mais que o professor se esforce, não é a mesma coisa a interação com os alunos”, disse, completando que ficou surpresa ao perceber que todos cresceram.

A escola que tem 1.475 alunos vai receber apenas 100 do 6º ao 9º por turno nesse 1º momento. No local, pais se demonstraram mais tranquilos em permitir a ida dos filhos por conta da biossegurança. É o caso da doméstica Eliane Maria de Amorim, de 37 anos, que relatou ficar com um pouco de medo por causa da covid, uma vez que ela e a filha não foram vacinadas. Entretanto, confessa que se sentiu segura ao perceber todos os protocolos de biossegurança adotados pelos profissionais da escola.


Eliane disse que ficou mais tranquila ao verificar que equipe da escola seguia todos os protocolos de segurança – Foto: Henrique Arakaki / Midiamax

Mãe de uma aluna de 13 anos, que cursa o 8º ano, Eliane também pontuou a importância da volta às aulas. “Ela [a filha] prefere estar na escola. Por mais que ela estudava em casa, não tem a atenção do professor e como eu não fico em casa, também não dava atenção a ela”, comentou.

A diretora Luciene Fernandes explicou que apenas 200 alunos do total de 1.475 iriam retornar, sendo 100 por período por conta das medidas de biossegurança. “Todo mundo estava ansioso, todo mundo se reencontrou. São 10 professores se revezando hoje”, informou.

Por fim, um aluno do 6º ano conversou com a reportagem e não conteve a empolgação de voltar a frequentar a escola. “Nem consegui dormir ontem. Fiquei 20 minutos na cama para conseguir dormir”, disse. 

Quanto aos cuidados de biossegurança, ele disse que a mãe já havia o orientado sobre todos os cuidados como uso de máscara e distanciamento. E comemorou: “Parecia que estava até de férias. Aqui tem amigos e professores para conversar, fica mais fácil de aprender”, observou.


Uso de máscara e distanciamento estão entre medidas para evitar a covid – Foto: Henrique Arakaki / Midiamax

Medidas contra covid

O regramento vai desde horários escalonados na entrada dos alunos, passando pela obrigatoriedade de uso de máscara e aferição da temperatura, até o distanciamento entre carteiras e filas marcados no chão.

Na semana passada, os professores passaram por capacitação para esclarecer a execução destas normas de biossegurança.  A lavagem das mãos e demais cuidados com a higiene pessoal e do ambiente também serão orientações comuns nas dependências das escolas, assim como o uso de álcool.

Com o retorno às aulas presenciais, as salas de aula terão ocupação entre 25% e 50% com revezamento semanal, de acordo com a metragem do espaço para garantir o distanciamento necessário.


Todas as escolas seguem rígidas normas de biossegurança em Campo Grande – Foto: Divulgação

Normas de biossegurança

– Será realizada a higienização de espaços físicos e mobiliários com a frequência necessária;

– Será realizada a aferição de temperatura de todas as pessoas que comparecerem às unidades escolares;

– Serão distribuídas duas máscaras de pano para todos os alunos;

– Serão disponibilizados dispensers de álcool em gel 70% em todos os espaços físicos da unidade escolar, especialmente em salas de aula e em pontos estratégicos como a entrada da escola, refeitórios e próximo a bebedouros;

– Serão disponibilizados dispensers de sabonete líquido e papel toalha nos sanitários;

– Garantir a efetiva utilização de máscaras de proteção, higienização das mãos e distanciamento físico.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

São Paulo vence Juventude em primeira partida fora de casa pelo Brasileirão

mega-sena

Sem ganhador, Mega-Sena acumula prêmio de R$ 42 milhões para próximo sábado

Candidatos a promotor substituto do MPMS passam por prova psicotécnica em agosto

Brasil vence Alemanha e avança à semifinal da Liga das Nações de Vôlei Feminino

Notícias mais lidas agora

Campo Grande era centro de distribuição de drogas de grupo alvo da PF

Município aponta falhas técnicas e pede anulação de perícia paga pelo Consórcio Guaicurus

Em nota, Dom Dimas recomenda que católicos não participem do movimento Legendários

bolsonaro

“Pintou um clima”: Bolsonaro é condenado por fala sobre adolescentes venezuelanas

Últimas Notícias

Trânsito

VÍDEO: Motorista morre após carreta carregada de areia cair em ribanceira na Serra da Arara

A queda foi de aproximadamente três metros de altura, em local de difícil acesso

Polícia

Dupla que amarrou e abandonou motorista de aplicativo para roubar carro é presa em Naviraí

Carro foi levado para o Paraguai

Polícia

Caminhão com placas de Campo Grande é apreendido com carga de haxixe e cocaína em SP

A prisão ocorreu durante ação conjunta da PMP de São Paulo com o Gaeco de MS

Política

Prestes a vigorar ‘tarifaço’, comitiva do Senado embarca rumo aos EUA para iniciar negociação

Nelsinho Trad, que lidera a delegação, afirmou que a missão tem caráter suprapartidário. Tereza Cristina compõe missão diplomática