Cotidiano

Ribeirinhos do Alto Pantanal recebem a primeira dose da Coronavac nesta sexta-feira (16)

Entrega segue o cronograma estabelecido pela Prefeitura de Corumbá

Ranziel Oliveira Publicado em 16/04/2021, às 13h32

Embarque dos profissionais
Embarque dos profissionais - (Foto: Divulgação / Prefeitura de Corumbá)

Os ribeirinhos que vivem na parte mais alta do Pantanal sul-mato-grossense começaram a receber a primeira dose da vacina contra Coronavírus, nesta sexta-feira (16). A entrega segue o cronograma estabelecido pela Prefeitura de Corumbá. Hoje receberão o imunizante os moradores da região do Domingos Ramos, Castelo e Jatobazinho.

No sábado a equipe do Município vai atender os ribeirinhos do Porto Santa Catarina, Paraguai Mirim e do São Francisco.  Em seguida, no domingo, serão assistidas as famílias da Serra do Amolar, do Aterro do Binega e da Barra do São Lourenço. No dia 19, segunda-feira, é a vez dos moradores do Rio São Lourenço receberem a primeira dose da Coronavac. No dia 20, quando o barco estiver retornando para a cidade, serão vacinados os habitantes do Tuiuiú e Itajiloma.

Todos os profissionais da Prefeitura envolvidos nesse trabalho foram testados na quarta-feira à noite. Além dos testes, os servidores e suas bagagens passaram por um minucioso processo de desinfecção antes de subir a bordo do barco Almirante.

A secretária-adjunta de Saúde, Mariluce Leão, que acompanhou o embarque, reforçou que o trabalho de imunização dos ribeirinhos da Parte Alta do Pantanal é uma parceria da Prefeitura com a ACERT (Associação Corumbaense das Empresas de Turismo). “A Associação disponibilizou a embarcação e o Município vai arcar com o pagamento da tripulação e com o combustível”, explicou.

Conforme determina a Prefeitura, toda a tripulação também foi testada antes da viagem. O procedimento é o mesmo seguido pelos barcos de turismo que partem do Porto de Corumbá. Além da Coronavac, a Secretaria Municipal de Saúde também levou doses da vacina contra a H1N1 para aplicar nos ribeirinhos que não receberem a dose contra o novo Coronavírus. No total são 600 doses de vacinas e 11 profissionais da Prefeitura envolvidos na ação.

Jornal Midiamax