Reviva Centro 2021: obras prometem transformar região com conceito de ‘cidade inteligente’; confira fotos do projeto
O Reviva Centro promete revolucionar o Centro de Campo Grande terá seu ápice em 2021, com o início da execução da maioria das obras. Até agora, a população já pode ter um gostinho de como a região vai ficar com a revitalização da Rua 14 de Julho. Não se trata apenas de um plano de […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O Reviva Centro promete revolucionar o Centro de Campo Grande terá seu ápice em 2021, com o início da execução da maioria das obras. Até agora, a população já pode ter um gostinho de como a região vai ficar com a revitalização da Rua 14 de Julho.
Não se trata apenas de um plano de recapeamento ou embelezamento, o Reviva Centro engloba projetos de mobilidade urbana, paisagismo e traz o conceito de Cidade Inteligente, que utiliza a internet para conectar seus serviços e cidadãos.
A rua que será considerada o símbolo da modernização do Centro será a Rui Barbosa, que será transformada de ponta a ponta – do viaduto da UFMS até a Rachid Neder.
Coordenadora de projetos especiais da prefeitura, Catiana Sabadin está à frente dos trabalhos desde o início e explicou o que será feito.
Na Rua Rui Barbosa, as obras devem começar em março. “Além da revitalização, haverá obras de mobilidade urbana, pois vai ser o corredor de transporte com maior conceito de cidade inteligente, vamos colocar pontos de ônibus com iluminação inteligente [aumenta a intensidade da luz quando chega passageiro], wi-fi em parte da via, controladores para o transporte coletivo prioritário nos semáforos. Terá mais conceito de cidade inteligente, mais tecnologias”, adianta.
Além do recapeamento, a Rui Barbosa, que recebe 53 linhas do transporte coletivo, contará com 5 estações de embarque e desembarque e, na parte mais central, receberá mobiliário semelhante ao utilizado na 14 de Julho.
Outro corredor de transporte que também já está em fase adiantada de licitação é a Avenida Calógeras. Por lá, haverá a implantação do corredor exclusivo para ônibus e uma ciclovia, que ligará a Avenida Afonso Pena até a Avenida Costa e Silva.
“Já foi publicada a licitação para a requalificação do micro Centro da cidade, com obras que vão da Fernando Corrêa da Costa a Avenida Mato Grosso e da Calógeras até a Padre João Crippa”, explica Sabadin.
A coordenadora explicou que todo esse quadrilátero será modernizado com obras de recapeamento, padronização de calçadas, iluminação pública com LED e uma adicional para pedestres, deixando a região mais clara, além de mudanças no paisagismo e pontos com acesso ao Wi-fi.
Veja abaixo imagens de como vão ficar a Rui Barbosa e a Calógeras:
“Tudo na área central vai trazer conceitos de cidade inteligente, de comunicação e internet para as pessoas”, diz Catiana Sabadin, coordenadora do projeto Reviva Centro.
Resgate de áreas esquecidas
A prefeitura também vai abranger dois pontos adjacentes como a Rodoviária Antiga e uma área que fica atrás da construção abandonada do que seria o Centro de Belas Artes, na Avenida Ernesto Geisel, próximo a Euler de Azevedo.
Para a área até então abandonada, a previsão é de que a construção de 800 casas populares seja iniciada no 2º semestre. “Estamos com o edital em análise na fase de licitação. O próximo passo vai ser a contratação da empresa vencedora, que deve iniciar as obras no 2º semestre do ano”, informa a coordenadora do Reviva Centro.
Já para a antiga rodoviária, que sofre com o abandono e é alvo de reclamações de comerciantes e moradores da vizinhança, passará por revitalização. “Finalizamos projetos de engenharia, que estão na Caixa em análise para licitarmos a obra, que deve iniciar já no 2º semestre”, explica Catiana.
A ideia da prefeitura é levar ao prédio as instalações da Sesdes (Secretaria Especial de Segurança e Defesa Social), que controla a Guarda Municipal. Assim, o local receberá reforço na segurança.
Já para estimular a movimentação de pessoas e incentivar o comércio da região, a prefeitura vai instalar a Funsat (Fundação Social do Trabalho) no prédio, para realizar os atendimentos de pessoas à procura de emprego e em busca de solicitar o seguro-desemprego, por exemplo.
Notícias mais lidas agora
- ‘Tenho como provar’: nora vem a público e escreve carta aberta para sogra excluída de casamento em MS
- Adolescente é encontrada em estado de choque após ser agredida com socos e mordidas e pais são presos
- Homem incendeia casa com duas crianças dentro por disputa de terreno em MS: ‘Vou matar vocês’
- Mais água? Inmet renova alerta para chuvas de 100 milímetros em Mato Grosso do Sul
Últimas Notícias
PF realiza operação contra crimes de abuso sexual infantil em Campo Grande
Mandado de busca e apreensão foi cumprido em Campo Grande
Orçamento terá bloqueio em torno de R$ 5 bilhões, diz ministro
Número foi passado pela Casa Civil na reunião da Junta de Execução Orçamentária
Internacional vence o Vasco em São Januário e chega a 15 jogos de invencibilidade no Brasileiro
Vasco voltou a perder diante do seu torcedor em São Januário
Luan Santana revela nome da primeira filha com Jade Magalhães
Anúncio foi feito durante participação no “PodPah” desta quinta-feira (21)
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.