Pular para o conteúdo
Cotidiano

Reivindicando volta de auxilio emergencial e vacina, movimento negro protesta em frente ao MPF

Manifestantes ligados ao movimento negro reivindicam o retorno do auxílio emergencial e a imunização contra a Covid-19 para todos pelo SUS (Sistema Único de Saúde). O protesto acontece em frente ao MPF (Ministério Público Federal), na Avenida Afonso Pena, em Campo Grande, na tarde desta quinta-feira (18). Coordenadora da Coligação Negra por Direitos, a terapeuta […]
Arquivo -

Manifestantes ligados ao movimento negro reivindicam o retorno do auxílio emergencial e a imunização contra a para todos pelo SUS (Sistema Único de Saúde). O protesto acontece em frente ao MPF (Ministério Público Federal), na Avenida Afonso Pena, em , na tarde desta quinta-feira (18).

Coordenadora da Coligação Negra por Direitos, a terapeuta ocupacional Rosana Santos, de 44 anos, explica que a MNU (Movimento Negro Unificado), União de Negros e Negras pela Igualdade e o Fórum Permanente das Entidades do Movimento Negro em MS também estão somando no protesto.

“O ato se organiza a partir de um grupo do movimentos negros, entidades sociais, pedindo o retorno do auxílio emergencial e , direito para a população negra não morrer”, disse.

O estudante de história, Mateus Firmino, de 22 anos, explica que desde o início da pandemia, vê correlação com as mortes em decorrência da doença levada pela pobreza e pelas vítimas serem negras.

“Isso ocorre por fatores sociais, a desigualdade no pais é orientada por critérios raciais. A população que está nos postos de trabalho mais precário, de acordo com o (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) são os autodeclarados pardos e pretos. Para o movimento negro é o conjunto populacional menos favorecido por políticas públicas de seguridade social”, relata.

Reivindicando volta de auxilio emergencial e vacina, movimento negro protesta em frente ao MPF
presidente do TEZ (Grupo de Trabalho e Estudo Zumbi de Mato Grosso do Sul), Bartolina Ramalho. (Foto: Leonardo de França)

A presidente do TEZ (Grupo de Trabalho e Estudo Zumbi de Mato Grosso do Sul), Bartolina Ramalho Catanante, de 58 anos, afirma que a volta do pagamento do benefício e maior disponibilização de doses imunizantes pode ser assegurada pela economia brasileira.

“Penso que estamos em uma crise muito séria que assola famílias pobres e periféricas. Recursos para assegurar que a população tenha o mínimo de dignidade tem. Não é uma coisa utópica, o Brasil tem recurso para fazer. A pandemia trouxe medo. A ideia é chamar atenção das autoridades, temos que ter uma decisão política. Temos uma reserva cambial boa para assegurar o auxílio e recurso para todos”.

Segundo os organizadores as reinvindicações foram protocoladas para serem enviadas ao MPF, porém, o atendimento está em sistema home office, e o documento será enviado de forma on-line para análise.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Ambulantes, banheiros químicos e rua fechada: confira discussão sobre bares do Centro

Três municípios de MS estão entre os mais quentes do Brasil, aponta Inmet

Modalidade em expansão, pickleball terá etapa neste final de semana em Campo Grande

rueda união brasil

União Brasil dá 24h para filiados deixarem cargos no Governo Lula

Notícias mais lidas agora

Coleta de assinaturas pela intervenção no contrato do Consórcio Guaicurus começa na segunda

Falhas na denúncia do MPMS livram empresário de ação por fraudar licitações

TJMS confirma multa de R$ 9,5 milhões à empresa do Sigo por cobrar serviço não realizado

Carreta carregada com adubo tomba e vegetação às margens da MS-040 pega fogo

Últimas Notícias

Le Blog Maria Antonia

Bella Hadid é hospitalizada após complicações da doença de Lyme

Bella Hadid compartilhou com os fãs um momento delicado de sua saúde. A modelo publicou nas redes sociais imagens em que aparece deitada em uma cama de hospital, recebendo soro intravenoso. Diagnosticada em 2012 com a doença de Lyme — condição crônica transmitida pela picada de carrapatos infectados que pode causar dores intensas, fadiga e … Continued

Mundo

Arábia Saudita e Paquistão firmam pacto de defesa e sauditas viram ‘potência nuclear’

Sauditas têm laços econômicos, religiosos e de segurança estreitos com o Paquistão

Cotidiano

Ajude Flora: atleta de ginástica artística abre vaquinha para participar de torneio nacional

Doações a partir de R$10 reais podem ser realizadas pela plataforma Donativa

Transparência

Falhas na denúncia do MPMS livram empresário de ação por fraudar licitações

Acusado de fraudar licitação conseguiu se livrar de processo ao mostrar falhas nas acusações do MPMS