Cotidiano

Reitoria suspende atividades presenciais não essenciais na UFMS

Com nove dos dez municípios onde a UFMS tem câmpus em alto risco de disseminação da Covid-19 e com alta taxa de ocupação de leitos, o reitor Marcelo Turine publicou a Portaria 1.238, de 19 de março de 2021, mantendo, presencialmente, somente os serviços essenciais na UFMS, no período de 20 a 28 de março […]

Diego Alves Publicado em 22/03/2021, às 22h10

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação) - (Foto: Divulgação)

Com nove dos dez municípios onde a UFMS tem câmpus em alto risco de disseminação da Covid-19 e com alta taxa de ocupação de leitos, o reitor Marcelo Turine publicou a Portaria 1.238, de 19 de março de 2021, mantendo, presencialmente, somente os serviços essenciais na UFMS, no período de 20 a 28 de março de 2021.

O monitoramento da evolução da Covid-19 realizado pelo Prosseguir é acompanhado sistematicamente pelo Comitê Operativo de Emergência (COE/UFMS). A última análise publicada ontem, 18 de março, coloca Campo Grande em risco extremo e os outros oito municípios em alto risco. Apenas Nova Andradina está em médio risco. “Nosso maior objetivo desde março de 2020 é proteger a comunidade universitária e contribuir para a redução da disseminação da Covid-19”, afirma o reitor.

Durante a próxima semana, as aulas permanecem 100% pelo Ensino Remoto de Emergência ou EaD, e as aulas práticas previstas devem ser reagendadas, com exceção autorizada apenas para os cursos de graduação e de pós-graduação da área de saúde, ações e projetos de atendimento à saúde nas Unidades, Clínicas e Hospitais e de atividades de pesquisa e inovação na UFMS.

As atividades não essenciais deverão ser realizadas de maneira remota, por estudantes, professores e técnicos. Os serviços e as atividades essenciais de segurança, limpeza, conservação, manutenção, obras e transporte devem ser mantidos na UFMS, sob responsabilização da direção das Unidades.

O reitor Turine explicou ainda que o Calendário Acadêmico da UFMS permanecerá inalterado, mesmo com o Decreto 14.682, de 19 de março de 2021, do Prefeito Municipal de Campo Grande, antecipando os feriados municipais de 2021 e 2022. “A UFMS iniciou o ano letivo de 2021 em 15 de março, recebemos mais de 5,5 mil novos estudantes com alta expectativa em relação aos cursos de graduação e de pós-graduação, e temos gestão administrativa e de cuidado em prol da Instituição. Vamos continuar trabalhando, excepcionalmente, de forma remota, garantindo os direitos fundamentais constitucionais à educação e a saúde de nossa comunidade e de toda a sociedade. Esse é nosso compromisso”, afirmou. (Informações da assessoria)

Jornal Midiamax