Cotidiano

Que tipo de motorista é você? Conheça 6 tipos e veja qual seu perfil

Trânsito reúne condutores de perfil tranquilo, apressado e estressado.

Produção Publicado em 27/07/2021, às 13h55

None
Foto: reprodução

Todos os dias, milhares de motoristas vão às ruas do país para chegar ao trabalho, visitar a casa de um conhecido ou pegar a estrada. Mas cada um desses motoristas apresenta um perfil quando está no volante — e que nem sempre combina com a personalidade da pessoa no resto do dia.

Plataformas como a Karvi comercializam carros novos e usados para todos os tipos de motoristas. Ficou curioso para saber qual perfil combina com o seu comportamento no trânsito? Conheça os mais comuns no texto abaixo:

O Tranquilão

O trânsito pode ser algo muito estressante. O fluxo intenso de carros, a falta de respeito, o cansaço em ter que trafegar em espaços pequenos, as buzinas… Tudo isso pode tirar o bom humor do motorista.

Porém, há aqueles condutores que são bem tranquilos e não desanimam com essas adversidades. Ele transita sem preocupações com ultrapassagens e velocidade, conduzindo de forma segura pela pista da direita. Sempre que possível, dá a vez para os demais. O seu negócio é ligar o som do carro e aproveitar a paisagem durante a viagem.

O Apressado

Um verdadeiro antagonista do motorista tranquilo é o tipo apressado. Esse é aquele que gosta de correr e ficar na velocidade máxima permitida nas vias, com objetivo de chegar ao seu destino o quanto antes.

Algumas de suas atitudes não são das mais apreciadas: ele costuma colar na traseira do carro que está à frente e muda de pista constantemente, “costurando” o trânsito. Para ele, a viagem em uma estrada é um verdadeiro jogo, no qual ele aposta corridas imaginárias com os demais automóveis.

O Waze

Aplicativos de trânsito em tempo real ajudam os motoristas todos os dias. Porém, existem motoristas que conhecem todas as rotas alternativas de cabeça e só transitam por atalhos, fugindo de caminhos convencionais e que recebem maior fluxo de carros.

Essa característica é vantajosa, pois permite economizar tempo e fugir do trânsito pesado, sobretudo na hora do rush. Um motorista “Waze” também está sempre atento aos acidentes e mudanças climáticas, sabendo qual rota escolher para contornar qualquer imprevisto.

O Ruim de Baliza

Além dos tipos citados, há motoristas que também podem apresentar essa característica indesejada. Para eles, andar no trânsito ou na estrada é moleza. Porém, sai da frente quando o assunto é estacionar, ainda mais se a vaga exigir a manobra de baliza.

Esse tipo de motorista prefere locais que são fáceis de estacionar, sem o risco de colidir com outros carros. Para garantir essa vaga facilitada, vale sair mais cedo para encontrar mais lugares disponíveis ou dar várias voltas no quarteirão até encontrar a vaga perfeita, com bastante espaço.

O Hiperativo

Alguns motoristas são capazes de executar diversas tarefas simultaneamente: gesticular com os demais condutores, olhar o celular, pegar algo no banco de trás ou do passageiro, conversar com outras pessoas… Eles simplesmente não param quietos.

Porém, esses hábitos podem colocar em risco a condução segura do motorista, assim como correr demais. Não por menos, estão sempre ouvindo reclamações de outros motoristas e até de passageiros que dividem a viagem com ele.

O Brigão

O estresse causado pelo trânsito pode ser demais para alguns. O grande fluxo de carros, a lentidão das vias e a poluição se unem às demais preocupações do dia a dia. Aí, quando acontece algum problema, a primeira reação desses motoristas é procurar briga com os demais.

Esse tipo detesta ser cortado no trânsito ou passar por algum tipo de desaforo. Quando uma situação desagradável acontece, eles largam a mão na buzina, abaixam o vidro do carro e podem até xingar outros motoristas e pedestres. Em casos mais extremos, param o carro para tirar satisfação.

Jornal Midiamax