Pular para o conteúdo
Cotidiano

Quase um ano lutando na pandemia, Fiocruz pesquisa sobre saúde mental dos profissionais de saúde em MS

A Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) divulgou nesta segunda-feira (8) o início da pesquisa que quer abordar o impacto dos transtornos mentais dos profissionais da saúde que atuam ou aturam no combate da pandemia de coronavírus em Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal. O objetivo do estudo é possibilitar que as autoridades sanitárias conheçam […]
Arquivo -

A Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) divulgou nesta segunda-feira (8) o início da pesquisa que quer abordar o impacto dos transtornos mentais dos profissionais da saúde que atuam ou aturam no combate da pandemia de coronavírus em Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.

O objetivo do estudo é possibilitar que as autoridades sanitárias conheçam melhor a influência da pandemia na saúde mental dos profissionais da saúde, identificando e monitorando os grupos com maior probabilidade de desenvolver sofrimento mental, assim, disponibilizando apoio psicossocial.

O trabalho será voltado a enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, médicos e dentistas, coordenado pela pesquisadora da Fiocruz-MS, Débora Dupas e Fabiana Damásio, diretora da Fiocruz , onde estão, geograficamente, os profissionais que necessitam de maior atenção e estratégias de suporte à saúde mental.

“Sabemos que o processo saúde-doença dos trabalhadores tem relação direta com o seu trabalho, estão condicionados e determinados pelas condições de vida das pessoas e são expressos também pelo modo como vivenciam as condições, os processos e os ambientes em que trabalham. O que poderá refletir negativamente em suas vidas, mesmo após a pandemia, e no cuidado à população, especialmente aos infectados pelo novo coronavírus. Por isso pretendemos fomentar a produção de conhecimentos nesta área”, explicou Débora.

O Estado são profissionais que atuam 12 municípios na linha de fronteira com outros países e a segunda maior população do Brasil. O aeroporto de é considerado o terceiro mais movimentado do Brasil, o que permitiu a circulação de um maior número de pessoas infectadas, vindas de países que já apresentavam transmissão comunitária.

Sobre o estudo

A primeira fase da pesquisa vai medir os estados emocionais negativos de , ansiedade e estresse. As escalas avaliam disforia, desesperança, desvalorização da vida, autodepreciação, falta de interesse ou envolvimento, anedonia, inércia, excitação autonômica, os efeitos do músculo esquelético, a ansiedade situacional e a experiência subjetiva de afeto ansioso, além de dificuldade de relaxar, excitação nervosa, agitação, irritabilidade e impaciência.

Com apoio da Esp/MS (Escola de Saúde Pública Estadual), (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) e UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), os produtos serão apresentados para o Conas (Conselho Nacional de Secretários de Saúde) e Conasems (Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde).

“Baseados na ciência a serviço da sociedade, com a análise dos dados, pretendemos elucidar um novo caminho para fomentar estratégias no processo de prevenção e reabilitação no âmbito da saúde do trabalhador, ressignificando o tratamento do sofrimento humano para além das estratégias já adotadas, e permitindo um novo olhar sobre o cuidado e a humanização tanto para o gerenciamento da crise sanitária atual como possível contribuição para eventuais crises no futuro”, ressalta Débora.

Clique aqui para saber mais sobre o projeto ou participar do processo.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Corpo encontrado em córrego de Ribas do Rio Pardo é de operador de máquinas desaparecido

Eduardo Bolsonaro agradece Trump por revogar visto de Moraes: “Só o começo”

Durante passeio com a família, sargento de MS salva duas pessoas após barco virar na Bolívia

Vídeo: ‘Não deu tempo de parar’, diz motorista que atropelou idosa na Duque de Caxias

Notícias mais lidas agora

Governo dos Estados Unidos revoga vistos de Moraes e mais 7 ministros do STF

nelsinho governo lula

VÍDEO: ‘Lei de Reciprocidade só em último caso’, diz representante do Senado em negociação com Trump

JBS poderá pagar multa sobre valor milionário se recusar conciliação com moradores

moraes

Governo Trump revoga vistos de Moraes, ‘aliados’ dele no STF e familiares

Últimas Notícias

Polícia

Pitbull é resgatado em meio a fezes, sem água e comida, no Santo Eugênio

Animal estava amarrado e exposto ao frio

Política

STF tem placar de 4 votos a 0 para manter cautelares contra Jair Bolsonaro

Ainda falta o voto do ministro Luiz Fux

Política

Barroso saiu dos EUA quatro dias antes de anúncio de revogação de vistos

Ministro chegou ao país no dia 4 e foi embora no dia 14

Política

Governo dos Estados Unidos revoga vistos de Moraes e mais 7 ministros do STF

Apenas três estarão fora da lista de sancionados pelo governo norte-americano