Pular para o conteúdo
Cotidiano

Quase 300 pacientes já buscaram atendimento para tratar sequelas da Covid-19 em Campo Grande

Ambulatório da Cer/Apae foi inaugurado há seis meses para tratar sequelas no ambulatório
Arquivo -

A Cer/Apare (Centro Especializado em Reabilitação da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), informou que desde a inauguração, em setembro de 2020, cerca de 233 pacientes estão recebendo tratamento no ambulatório por sequelas da , em .

De acordo com o balanço, através do Sisreg (Sistema de Regulação), ao todo, foram solicitadas 299 vagas, destas 233 continuam em atendimento, 20 já receberam alta e 10 desistiram do tratamento.

A maior parte dos moradores relatam que perderam o paladar, tiveram sequelas motoras, respiratórias e até psicológicas, que precisam de reabilitação com uma equipe multiprofissional. A unidade atende desde crianças até idosos. A supervisora do setor de fisioterapia, Sarita Baltuilhe explica que alguns pacientes apresentam várias sequelas da doença.

 “As principais sequelas que observamos são: falta de ar, tosse, cansaço extremo, fadiga, dificuldade de andar (frequentemente com necessidade de cadeiras de rodas), dependência nas atividades da vida diária, dificuldade na deglutição e mastigação, depressão, ansiedade, pânico, medo, déficits cognitivos (como alterações da memória), perda de peso, casos de AVC (Acidente Vascular Cerebral), complicações cardíacas (arritmias, miocardites, insuficiência cardíaca), diabetes, polineuropatias (distúrbio dos nervos), que apresentam os principais sinais: formigamento e dormência, dor em queimação e fraqueza muscular”, disse.

Outro ponto que ela ressalta, é que os traumas também são encontrados mesmo nos pacientes que tiveram contato com a forma mais branda da Covid, e não somente em casos graves, como por exemplo, os pacientes que ficaram hospitalizados com necessidade de intubação.

O serviço social do é responsável pelo acolhimento. De acordo com a assistente social e supervisora na unidade, Teresa Pereira de Souza, a maior dificuldade é ter outro familiar com a doença, internado ou em óbito. “Percebemos muito medo e ansiedade na maioria deles. Uma questão que também tem preocupado bastante é a falta de recurso financeiro, devido ao adoecimento. Grande parte deles são autônomos e acabam ficando sem renda e com falta de perspectiva para o futuro”, afirmou.

Como solicitar?

Os pacientes que ficaram com sequelas após terem sido infectados pelo novo coronavírus devem procurar uma UBS (Unidade Básica de Saúde) e solicitar encaminhamento para o CER/APAE, via SISREG.

O ambulatório é o primeiro 100% SUS (Sistema Único de Saúde) do Brasil, e conta com com profissionais altamente capacitados em reabilitação/habilitação e cuidados paliativos, como médico fisiatra, cardiologista, pediatra, neurologista, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, enfermagem, nutricionista, psicólogo, assistente social e fonoaudiólogo.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Liderada por sul-mato-grossenses: entenda papel da comissão que pode reverter ‘tarifaço’ de Trump

Ataques israelenses matam pelo menos 25 palestinos que buscavam ajuda em Gaza

Bandeira da Índia em Nova Delhi.

Indiano é preso após alegar ser embaixador de nações fictícias

Aposentada de MS que teve desconto indevido no INSS será ressarcida em dobro

Notícias mais lidas agora

Maracaju diz que indústria chinesa ‘abandonou’ crédito de R$ 1,4 milhão em ISSQN

‘Fruta do momento’: sítio na Capital produz morango há mais de 2 anos em cultivo orgânico

VÍDEO: Colisão que terminou com morte teve moto arrastada por ambulância em rodovia

Mano Brown quebra silêncio após suposta traição da esposa: ‘Não estamos juntos’

Últimas Notícias

Cotidiano

“Se cair, mata alguém”: moradores da Capital temem queda de árvore em chamas

Árvore de grande porte começou a pegar fogo há cerca de uma semana e permanece queimando

Cotidiano

Vai sair? Confira as interdições deste fim de semana em Campo Grande

As interdições são realizadas em razão de eventos, como festas julinas

Música

Vem aí? Britney Spears é cotada para megashow gratuito em Copacabana

Depois de Lady Gaga e Madonna, Britney Spears pode ser a próxima grande estrela pop a se apresentar nas areias da praia de Copacabana; entenda

Trânsito

Carreta carregada com carne tomba no trevo de anel viário em Nova Andradina

Veículo saiu de Campo Grande e estava a caminho do porto de Paranaguá, no Paraná