O MEC (Ministério da Educação) divulgou  nesta semana a lista de selecionados para bolsas de 50% e 100% em universidades particulares arcadas pelo . A relação dos selecionados está disponível no site do programa.

Os estudantes têm entre esta terça-feira (20) e a próxima quarta-feira (28) para comprovar as informações fornecidas durante a inscrição. O resultado da segunda chamada estará disponível no dia 3 de agosto.

Na edição deste ano, o ProUni oferece 134.329 mil bolsas, sendo 69.482 integrais e 64.847 parciais, para 10.821 cursos em 952 instituições de ensino superior da rede privada. 

Em Mato Grosso do Sul, são 1.244 bolsas disponibilizadas para universidades, sendo 878 integrais e 366 parciais (50%). O Estado que mais possui bolsas disponíveis é São Paulo, com 31.025 oportunidades, sendo 19.205 integrais e 11.820 parciais. Em segundo, está com 12.564 bolsas, e Goiás com 11.638.

Próximo passo

Os pré-selecionados precisam apresentar os documentos que comprovem as informações cadastradas na inscrição, entre os dias 20 e 28 de julho. Para os pré-selecionados na segunda chamada, o período para apresentar os documentos que comprovem as informações cadastradas na inscrição é do dia 3 a 11 de agosto.

No Prouni, cada candidato pode fazer inscrição em até duas opções de curso, por isso o número de inscrição tende a ser até o dobro do número de inscritos, em cada uma das duas edições anuais do programa.

O candidato que não for pré-selecionado em nenhuma das duas chamadas do Prouni ainda pode disputar uma bolsa por meio da lista de espera. Nos dias 17 e 18 de agosto, o candidato inscrito poderá manifestar interesse em participar da lista, cujo resultado será divulgado no dia 20 de agosto. 

Para os pré-selecionados por meio da lista de espera, o período para apresentar os documentos que comprovem as informações cadastradas na inscrição é do dia 23 a 27 de agosto.

Critério para participar do Prouni

Veja abaixo quais os requisitos para participar desse sistema de inserção no ensino superior:

  • Fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem);
  • Fez ensino médio em escola pública ou foi bolsista total em escola particular;
  • Estudante com deficiência, de escolas públicas e privadas, independente de bolsa;
  • Tirou 450 pontos na média das notas do exame;
  • Não zerou na redação do exame;
  • Professor da rede pública trabalhando na educação básica, independente da renda;
  • Não possui diploma de graduação, independente da área.

Além disso, os candidatos devem se enquadrar em uma das seguintes faixas de renda:

  • Renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até 1,5 salário mínimo, para bolsa integral (100%).
  • Renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até 3 salários mínimos para bolsas parciais (50%).