Projeto da prefeitura quer coibir venda e locação de imóveis populares em Dourados

Irregularidades habitacionais agora têm canal para denúncias, segundo a Agehab

Arquivo – 02/09/2021 – 15:52

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Qualquer morador poderá fazer denúncias por meio da nova ferramenta
Qualquer morador poderá fazer denúncias por meio da nova ferramenta

Uma plataforma digital criada pela Prefeitura de Dourados foi disponibilizada aos moradores que queiram fazer denúncias de irregularidades relacionadas à moradia. Trata-se do projeto “Fiscal Cidadão”, criado pela Agehab (Agência Municipal de Habitação e Interesse social).

O objetivo é ajudar na fiscalização e evitar irregularidades como casas sublocadas, vendidas e até abandonadas. “Os projetos habitacionais contemplam pessoas que, muitas vezes, estão em vulnerabilidade social, incentivando a melhoria da qualidade de vida, diminuindo o déficit habitacional do município”, explica o diretor-presidente da Agehab, Diego Zanoni.

Segundo ele, o contemplado fica impedido de vender, ceder ou alugar o imóvel por 5 anos e até a quitação total da contrapartida. “Entretanto ainda são muitas denúncias de moradores que descumprem essas determinações”, comenta Zanoni.

Ainda de acordo com a Agehab, o serviço social da pasta faz visitas técnicas regularmente aos moradores, mas nem sempre consegue fazer uma fiscalização ampla. Com a plataforma, a denúncia será online, garantindo também o anonimato.

Com o novo canal, o usuário poderá anexar fotos, detalhar o caso e acompanhar o status da notificação. “As pessoas têm receio de denunciar o próprio vizinho. Então, eles acabam, muitas vezes, ficando omissos. O objetivo com o canal é fazer com que as pessoas se sintam mais à vontade em fazer denúncias, para que possamos chegar até essas situações”, detalha Zanoni.

Conteúdos relacionados

transita
energia