Pular para o conteúdo
Cotidiano

Programa pretende recuperar bacia hidrográfica do rio Taquari em MS

O Imasul (Instituto de Meio Ambiente) criou o programa Renova Taquari para implementar ações de recuperação ambiental na bacia hidrográfica do Rio Taquari, no município de Coxim e Corumbá. Conforme publicado no Diário Oficial do Estado desta segunda-feira (8), o prazo de execução do programa será de até 48 meses, podendo ser prorrogado mediante justificativa. […]
Arquivo -

O Imasul (Instituto de ) criou o programa Renova Taquari para implementar ações de recuperação ambiental na bacia hidrográfica do , no município de e .

Conforme publicado no Diário Oficial do Estado desta segunda-feira (8), o prazo de execução do programa será de até 48 meses, podendo ser prorrogado mediante justificativa.

O Alto Rio Taquari compreende as terras altas situadas nas chapadas, planaltos e depressões interiores que vão desde a nascente do Rio Taquari no município de Alto Taquari, no Mato Grosso até Coxim. 

Já o Médio Taquari é a porção caracterizada por canais meândricos localizada entre a cidade de Coxim até as proximidades da Dois de Maio, na divisa entre as regiões pantaneiras da Nhecolândia e Paiaguás, município de Corumbá. Por fim, o baixo Taquari é o terço final do rio iniciado após a Fazenda Dois de Maio, englobando a região do Caronal e área inundada do Paiaguás, finalizando na região do Rio Paraguai Mirim, também em Corumbá.

Portanto, no local ocorre uma avulsão fluvial, processo natural de mudança no sentido do canal do rio pelo rompimento de diques marginas, engatilhado por diversos fatores, tal como o assoreamento. Também há lobo deposicional ativo, que é área de sedimentação mais recente de um leque aluvial. No caso do Rio Taquari, este segmento se inicia no ponto de avulsão do Caronal e espraia para uma vasta área inundada no Paiaguás, delineando os processos de recanalização em direção ao Rio Paraguai Mirim.

Assim, os projetos do Programa foram divididos em Alto, Médio e Baixo Taquari. As ações deverão ser elaboradas de acordo com as necessidades de intervenções para cada porção da bacia hidrográfica, podendo estes serem executadas de forma concomitante em uma única porção e ou em porções distintas, no entanto, cabe ao Imasul definir a ordem de prioridades dos projetos visando antecipar o restabelecimento dos serviços ecossistêmicos.

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Lula sanciona lei que devolverá impostos de pequenos exportadores

Motociclista atropela cachorro e fica ferida em horário de pico na Coronel Ponciano, em Dourados

Homem espanca namorada com mais de 60 socos dentro de elevador no RN

salário

Servidores estaduais terão salários depositados neste sábado

Notícias mais lidas agora

mpms

Apagão de dados: MPMS atinge zero em transparência após aumentar benefícios do alto escalão

lula carne trump

Senadores nos EUA tentam articular conversa entre Lula e Trump sobre taxação: ‘Passou da hora’

Justiça inicia julgamento sobre contrato de R$ 59 milhões da Sejusp com empresa do Sigo

‘Caravanas de Inovação’ da AGU passará por Campo Grande em setembro

Últimas Notícias

Trânsito

Acidente grave deixa vítimas presas às ferragens na Avenida Guaicurus, em Dourados

Colisão pode ter sido provocada por pneu que estourou de um dos veículos

Sem Categoria

Dia de Luta Contra Hepatites: MS tem avanços, mas prevenção segue na direção do futuro

Em dez anos, Estado reduziu 67% dos óbitos por hepatite B e 72% dos óbitos por hepatite C

Política

Servidor pede cassação de vereadora por acumúlo ilegal de cargos com salário de R$ 37 mil

Ana Paula estaria exercendo simultaneamente três funções remuneradas, uma delas como diretora que exige dedicação exclusiva em escola durante 40h semanais

Cotidiano

Em decisão definitiva, STF mantém 15 famílias em apartamentos ocupados no São Jorge da Lagoa

Famílias permanecerão no local até que sejam realocadas adequadamente pelo Poder Público